Press release - 12/08/2015 - Imprimir Imprimir

Portal de Revistas da USP está entre os melhores do mundo, segundo ranking

Mantido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), o Portal de Revistas da USP está entre os maiores portais de publicações científicas do mundo, segundo o ranking Webometrics

O Portal de Revistas da USP acaba de ser nomeado o 34º maior portal de revistas científicas do mundo, pela edição de julho do ranking Webometrics. A lista é compilada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), grupo localizado na Espanha. O ranking analisa a presença de universidades do mundo inteiro na internet, mostrando o comprometimento das instituições com as publicações on-line. O Portal de Revistas concorreu na categoria Top Portals, que analisa os portais de divulgação científica. Dentre as 300 páginas citadas, figura na liderança o portal do Research Gate, da Alemanha, tendo ainda o brasileiro Scielo (Scientific Electronic Library On-line) como segundo colocado. Além do Portal de Revistas da USP, o Banco de Teses da Universidade também entrou no ranking, pela categoria de Repositórios Institucionais.

A página do Portal de Revistas foi criada em 2008, visando a aumentar a visibilidade dos periódicos publicados na USP por meio de sua publicação na internet. Hoje, a página é gerenciada por uma comissão da qual fazem parte professores e bibliotecários. Para André Serradas, bibliotecário do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, a presença do portal no ranking é relevante por aumentar a visibilidade das publicações e situar sua dimensão em relação a outras páginas similares. “Estar nessa lista significa que você foi avaliado em vários quesitos por parte dos coordenadores do Webometrics, e a presença no ranking nos dá essa dimensão de como estamos em relação a esses fatores”, aponta. Na categoria Top Portals, o Webometrics avalia aspectos como número de artigos, tamanho do portal e número de links externos.

Downloads – Atualmente, o Portal de Revistas da USP conta com 137 revistas, 4.475 fascículos e 66.264 artigos publicados em acesso aberto. Só nos primeiros sete meses de 2015, o site já obteve mais de 10 milhões de visitas e quase 6 milhões de downloads. Um dos principais aspectos do portal, além da divulgação científica, é a gratuidade do conteúdo e sua disponibilidade on-line, o que o torna acessível a qualquer pessoa. “Oferecemos conteúdos de forma gratuita e sem qualquer barreira, de modo que qualquer cidadão do Brasil e do mundo, conectado a um computador e à internet, pode baixar um artigo do portal, imprimir e compartilhar”, comenta Serradas. “É um retorno importante que a sociedade recebe de parte dos investimentos que são feitos na USP.”

A atual plataforma do Portal de Revistas é um sistema de código de fonte aberta, desenvolvido por algumas universidades canadenses e pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, como parte do chamado Public Knowledge Project. A gestão do sistema é feita na área de informática do Sibi, e uma parceria com o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP está em andamento.

Outra parceria importante é com a área de comunicação da Universidade, com notícias sobre artigos acadêmicos sendo publicadas em veículos jornalísticos, incluindo aqueles produzidos pela própria Universidade, como a Agência USP de Notícias e a Agência Universitária de Notícias (AUN) – essa última, uma iniciativa do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA). “Há não muito tempo, nas mídias da Universidade, quase não havia notícias sobre as revistas que a USP publica. Hoje já avançamos muito”, afirma Serradas. “Graças ao portal e à somatória de esforços com a área de comunicação, nossas revistas já são mais conhecidas e isso é um ganho para todos nós: para a Universidade e para a sociedade em geral.”

Serradas também reitera a importância do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, do qual o Portal de Revistas faz parte. “O que é mais relevante é saber que todo esse esforço e investimento que a Universidade tem feito em suas publicações vêm tendo alcance, sendo oferecidas à sociedade de forma gratuita e com acesso aberto”, diz.
O Portal de Revistas da USP pode ser acessado no endereço eletrônico www.revistas.usp.br

(Jornal da USP)