Press release - 02/09/2015 - Imprimir Imprimir

Nota da Reitoria sobre estudante baleado no campus

A Reitoria lamenta, profundamente, a ocorrência de mais um caso de violência no interior da Cidade Universitária, em que o estudante Alexandre Simão Oliveira Cardoso, de 28 anos, aluno do quarto ano do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), foi baleado após uma tentativa de assalto, nas proximidades da avenida Luciano Gualberto.

O aluno foi socorrido pela Guarda e levado para o Hospital Universitário, onde passou por cirurgia e segue internado. Segundo boletim médico do HU, o paciente apresenta boa recuperação.

Garantir a segurança dos usuários do campus tem sido uma das principais metas da Administração Central da Universidade. Desde o início deste ano, a Secretaria de Segurança Pública e a Reitoria, com participação da Comissão de Direitos Humanos, estão trabalhando juntos em um modelo próprio de policiamento comunitário, batizado de “USP Segura”.

O projeto prevê a participação de policiais com perfil próximo ao dos estudantes, com idade de até 26 anos e formação universitária. O objetivo é integrar os policiais com a comunidade e trabalhar em conjunto com a Guarda Universitária.

Além disso, foi implantado um novo sistema de iluminação e está em fase de licitação o sistema de monitoramento das áreas comuns do campus, com a instalação de mais de 450 câmeras.

São Paulo, 2 de setembro de 2015.