Blog da USP - 16/12/2015 - Imprimir Imprimir

Professor do ICB, Paolo Zanotto, comenta estudos sobre Zika vírus

Pesquisadores da USP descobriram mutações no vírus Zika que facilitam sua multiplicação e aumentam a concentração do vírus nas células humanas. Os cientistas encontram semelhanças genéticas entre essas mutações, que podem explicar o número crescente de casos no Brasil.

Para esclarecer o assunto, o Núcleo de Divulgação Científica da USP fez uma entrevista com um dos autores do estudo, Paolo Marinho de Andrade Zanotto, professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas. Na entrevista, ele fala da importância do monitoramento do vírus e da rede de pesquisadores que articula para desenvolvimento de testes diagnósticos da doença em hospitais.

O Brasil registrou, em 2015, os dois primeiros casos no mundo de morte de pessoas por causa do vírus. Além disso, o Ministério da Saúde já associou um recente surto de microcefalia em bebês ao Zika. Só neste ano, foram 1.428 casos em 14 estados.

Clique aqui para ouvir a entrevista.

2 Comentários para Professor do ICB, Paolo Zanotto, comenta estudos sobre Zika vírus

1. Luciano Souza's Gravatar Luciano Souza
    4 de fevereiro de 2016 às 11:52 | Permalink

Bom dia!
    Estou ouvindo entrevista da rádio BBC World Service agora com o professor Zanotto.
    Muito boa.

2. Edna Rangel's Gravatar Edna Rangel
    10 de fevereiro de 2016 às 10:56 | Permalink

Professor,
    Tive Zika e melhorei com suco de inhame cru. Pesquise o inhame!
    Sucesso!