Blog da USP - 16/02/2016 - Imprimir Imprimir

FMVZ promove evento sobre saúde das famílias com animais de estimação

No dia 20 de fevereiro, das 10h às 16h, acontece o 2º SASF Vet – Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária, no estacionamento da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

sasfvet-2016-internaOrganizado por médicos veterinários do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, do Hospital Veterinário, o evento tem o objetivo de conscientizar e informar a comunidade, de forma lúdica e interativa, sobre a necessidade dos cuidados com o bem-estar de animais de estimação e divulgar a atuação do médico veterinário na saúde pública, em questões como o controle de alimentos e o combate às zoonoses.

As crianças terão a oportunidade de entrar em contato com animais do campo, fazendo passeios a cavalo, interação com vacas e cabras, teatro, pintura de rosto e brincadeiras.

As atividades serão distribuídas em sete tendas, onde os participantes receberão orientação, por meio de esquetes teatrais e brincadeiras, sobre posse responsável, cuidados com a saúde animal e saúde da família, manejo e criação de ruminantes, cuidados com a higiene, nutrição, adoção responsável, segurança nos ambientes domésticos e segurança alimentar da família, além de colocação gratuita de microchip para identificação de animais, mediante apresentação de comprovante de residência em São Paulo. Haverá ainda demonstração de ordenha de cabras, cavalos da Polícia Militar para aproximação, shows de agility (demonstração de habilidades de cães) e barracas comercializando alimentos.

O evento é gratuito e aberto ao público, que poderá trazer seus cães. A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia fica na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, em São Paulo.

Atividades das tendas

Tenda clínica médica: por meio de jogos, serão abordados assuntos relacionados a doenças transmitidas dos animais para o homem (zoonoses), ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e câncer de mama  em cadelas e gatas.

Tenda posse responsável: abordará, por meio de atividades lúdicas e interativas, tópicos relacionados a posse responsável e castração, além de microchipagem e emissão de RGA (Registro Geral de Animais) pelo Centro de Controle de Zoonoses – SP, mediante apresentação de comprovante de endereço do proprietário residente em São Paulo.

Tenda aves e pets não convencionais: discorrerá sobre o manejo adequado de aves e pets não convencionais, como hamsters, chinchilas e coelhos, desde a sua alimentação até dicas de enriquecimento ambiental.

Tenda equinos: abordará a relação homem / cavalo por meio da presença da cavalaria da PM e dos animais de um centro de Equoterapia de Bragança Paulista, onde os cavalos são utilizados para reabilitação e educação de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Tenda agility: apresentação de Agility organizada pela equipe Purina/Proplan com a participação dos cães da PM, seguida de atividades com os cães presentes no evento. Jogos e orientações a respeito do comportamento e nutrição de cães e gatos.

Tenda Fazendinha: explicação sobre o que são ruminantes e como é a sua alimentação, além de informações sobre o percurso de alimentos de origem animal do campo à cidade. A tenda permitirá a interação das crianças com animais de fazenda, além de demonstrar como é realizada a ordenha dos animais.

Tenda segurança alimentar: em continuação à tenda “Fazendinha” apresentará, o leque de possibilidades de produtos finais provenientes do leite. Isto é, a cadeia produtiva de alguns alimentos até chegar à cozinha. Por meio de brincadeiras, vai promover técnicas de higiene pessoal e armazenamento e conservação dos alimentos.

Para mais informações, entre em contato com Isabela Gasparello pelo e-mail isabelagasparello@gmail.com .

(Com informações da Assessoria de Imprensa da FMVZ)