Blog da USP - 11/03/2016 - Imprimir Imprimir

Museu Republicano inaugura exposição fotográfica sobre ancestralidades perdidas

O Museu Republicano “Convenção de Itu” inaugura no próximo sábado, dia 12 de março, às 14h30, a exposição “ATAVOS: um reencontro de ancestralidades perdidas por Pola Fernandes”. A exposição é gratuita e ficará aberta até setembro.

O projeto ATAVOS buscou iluminar as memórias e a cultura negra por meio de registros fotográficos feitos no século XIX e de registros recentes de mulheres negras com mais de 50 anos. Para tanto, a fotógrafa Pola Fernandez apresentou fotografias do século XIX de escravas de origem africana ao grupo de mulheres negras da terceira idade da cidade de Salto e cada uma livremente escolheu uma foto com que se identificasse e que possuísse características semelhantes às de suas ancestrais. Posteriormente, cada mulher do grupo foi fotografada por Pola Fernandez próxima ao registro do século XIX escolhido. O resultado convida a uma reflexão acerca da trajetória da população negra brasileira.

Além da exposição, a programação do Museu para o mês de março inclui oficinas pedagógicas para educadores e “contação” de história com temas da memória ancestral e da cultura africana no Brasil.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O Museu Republicano “Convenção de Itu” fica na Rua Barão de Itaim, 67, em Itu. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0240 ou pelo e-mail edu.mrci@usp.br .

Atavos