Reitoria na mídia - 14/04/2016 - Imprimir Imprimir

teste

Esta é a primeira edição do informativo GraduAção, um canal de comunicação exclusivo com os membros das Comissões de Graduação e os chefes dos Serviços de Graduação de todas as Unidades. O GraduAção é uma iniciativa da PRG que visa fazer chegar, de forma resumida, informações do que está sendo feito para aperfeiçoar a graduação, numa linguagem direta e mais descontraída – mas com todos os cuidados para preservar o conteúdo acadêmico. Este informativo também poderá ser recebido por outros professores, funcionários e alunos da Universidade, bastando para isso uma manifestação de interesse – por e-mail (eventosprg@usp.br) ou no Facebook da PRG (www.facebook.com/prg.usp). Esperamos que a iniciativa seja útil, ao mesmo tempo em que aguardamos sugestões e críticas para aperfeiçoarmos este canal de comunicação. Para isso, é só clicar e encaminhar sua opinião: eventosprg@usp.br.

Um abraço,
Antonio Carlos Hernandes

A órbita do Jupiter está ficando mais próxima de você

Você já deve ter reclamado do Sistema Jupiter (JW), que alguns alunos chamam pelo criativo apelido de LuciferWeb! Mas o sistema está sendo objeto de muitas modificações para orbitar mais próximo de seus usuários. São muitas as novidades e todas dentro do espírito de tornar o JW mais completo e o mais amigável possível. Mais amigável para os docentes, discentes e também para o pessoal administrativo. Hoje, por exemplo, uma parte dos requerimentos está viabilizada online para os alunos, que também já podem fazer no sistema solicitações de documentos e os receber com as devidas certificações. E, muito mais novidades serão incorporadas ao JW, e serão oportunamente divulgadas neste canal. Sua opinião e sugestões são bem-vindas: eventosprg@usp.br.

Cadê o Ex-aluno que estava aqui?

Não é de hoje que sentimos falta de um contato mais próximo com nossos ex-alunos ou antigos alunos, como gostam de dizer alguns. Para diminuir, de fato, esta distância, a USP criou o “Escritório Alumni” – www.alumni.usp.br. O projeto piloto está acontecendo com 7 Unidades (EE, EP, ESALQ, FAU, IAU, IFSC e FSP) e em breve serão integrados os dados que estão nas bases informatizadas da USP, proporcionando a conexão entre os alunos de graduação e também entre os que se formaram em programas de pós-graduação de mestrado e doutorado. É o primeiro passo para facilitar a aproximação daqueles que já passaram por aqui, interagiram intensamente com a Universidade e podem, agora, contribuir muito mais para o desenvolvimento da nossa USP.

Em busca de uma avaliação ideal

A PRG confirmou com 4 unidades – ESALQ, FO, FMVZ e FMRP – a aplicação do Projeto Piloto da avaliação discente, sempre tão necessária a nossas disciplinas e cursos. A avaliação está sendo feita com o uso de um questionário eletrônico já disponível aos alunos destas Unidades no Júpiterweb (JW). São somente 10 questões (7 relativas a disciplina e 3 gerais do curso). Os alunos estão dando suas respostas totalmente online. O processo não é obrigatório, mas a PRG solicitou e as Unidades estão dando o maior incentivo à participação e à análise de todas as etapas realizadas para permitir os inevitáveis aperfeiçoamentos e melhorias do processo antes da implantação em toda a USP. Os resultados analíticos do Projeto Piloto serão divulgados, tão logo seja realizada a análise de sua aplicação.

Evasão: do limão, uma limonada

A evasão é um problema que tem sido estudado por diversos pesquisadores, com a utilização de diferentes metodologias e por várias perspectivas. Esta amplitude de abordagens, por vezes tem feito aflorar resultados não condizentes com a percepção de professores e gestores de suas Unidades; ou que são tão específicos que não se aplicam ao conjunto de cursos. Em consequência, não permitiam a definição de uma política institucional com a indicação de ações concretas e viáveis para o combate eficaz dos fenômenos ligados à evasão na USP.

A PRG realizou um trabalho de análise dos dados de toda a Universidade, procurando garantir a definição de metas e ações que pudessem ser cumpridas e avaliadas. A metodologia usada baseou-se em monitorar cada estudante no período de janeiro de 2000 a agosto de 2015. Posteriormente, foram definidos os conceitos de Evasão e Desvinculação, sempre integrados no período de 16 anos e com referência ao ano de ingresso do estudante.

Os resultados, em alguns casos bastante negativos, foram enviados em 11.12.2015 para todos os Diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP. A orientação é que cada Unidade produza um plano com ações concretas para fundamentalmente servir de base para melhorias na oferta de cursos e parâmetros para ações – pedagógicas e/ou administrativas específicas – visando sempre a excelência na graduação. Acompanhe em sua Unidade a análise e as proposições. Participe!

Outros artigos