Blog da USP - 20/07/2016 - Imprimir Imprimir

Cebimar expõe imagens marinhas no Museu Catavento, até 31/08

As imagens da exposição tem o intuito de despertar no público o interesse na ciência e na vida marinha, visando à preservação da diversidade de espécies

04_expo60 - Porpita porpita

Porpita porpita – registrado no Canal de São Sebastião, São Sebastião, SP -, conhecido também como os “botões azuis” por causa da cor azul intensa, são colônias de pólipos especializados que navegam em alto-mar levadas pelo vento e pelas correntes

Está em cartaz, até 31 de agosto, a mostra “Cebimar 60 anos – Exposição de seres marinhos”, no Museu Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, com imagens que foram registradas para dar suporte às pesquisas desenvolvidas no Centro de Biologia Marinha da USP. A maioria das imagens foram captadas no litoral norte de São Paulo, mas há também de litorais de outros Estados do Brasil e países.

Como o título da mostra indica, a exposição foi idealizada para integrar as atividades em comemoração aos 60 anos de fundação do Cebimar, completado em 2015. A equipe do Serviço de Extensão do centro reuniu 40 fotos com o objetivo de despertar no público o interesse na ciência e na vida marinha, visando à preservação da diversidade de espécies.

exposição Cebimar 60 anos no Museu Catavento (1)

Em cartaz desde o dia 4 de junho e prevista para ser encerrada em 31 de julho, a mostra foi prorrogada para até o final de agosto

A mostra foi aberta ao público pela primeira vez de 18 de dezembro de 2015 a 13 fevereiro desse ano, na sede do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, cidade em que o Cebimar está localizado na Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5, na Praia do Cabelo Gordo.

Depois da exibição no Museu Catavento, a ideia é levar a exposição para outras cidades e Estados, de forma itinerante – mas o cronograma ainda não está definido –, “para levar as pesquisas e atividades realizadas no Cebimar a um maior público”, destaca o coordenador e educador ambiental do Cebimar, Luciano Abel.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (a bilheteria fecha às 16h). A entrada custa R$ 6, com meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência, e aos sábados a entrada é gratuita.

39_expo60-Pharyngocirrus sonomacus

Pharyngocirrus sonomacus – fotografado em Bird Rock, Califórnia, Estados Unidos, os vermes marinhos habitam todos os ambientes oceânicos e possuem morfologia externa complexa

A mostra está na Varanda Lateral, com entrada pela Seção Vida, do Museu Catavento Cultural e Educacional, localizado no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura, entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, no Parque D. Pedro II, centro da cidade de São Paulo.

Mais informações sobre a visitação pelo telefone (11) 3315-0051 ou pelo site http://www.cataventocultural.org.br.
As imagens também podem ser vistas no site do Cebimar.

(Fotos: Cebimar e da Assessoria de Comunicação do Catavento Cultural e Educacional)