Press release - 14/06/2016 - Imprimir Imprimir

USP mantém liderança como melhor Universidade da América Latina

A USP continua sendo a melhor universidade da América Latina, segundo o QS University Ranking Latin America divulgado no dia 13 de junho. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em segundo lugar e a Pontificia Universidad Católica de Chile, em terceiro.

Entre as dez primeiras colocadas, quatro são Instituições brasileiras. Além da USP e da Unicamp, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em 5º lugar e a Universidade de Brasília (UnB), em 9º. No ranking de países com melhor sistema de educação superior, o Brasil ficou em 22º lugar. A lista é liderada pelos Estados Unidos, seguidos do Reino Unido e da Alemanha.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking é uma variação que classifica as 300 melhores universidades da América Latina, levando em consideração os desafios e as oportunidades específicas que as universidades encontram na região para tornarem-se reconhecidas em escala regional e global. São avaliados sete indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, publicações por faculdade, quantidade de professores com doutorado, impacto na internet.

Em outro ranking da organização – o QS Rankings by Subject, publicado em 21 de março –, a USP ficou entre as 50 melhores do mundo em 6 das 42 áreas de concentração avaliadas: Odontologia (9ª posição), Agricultura e Silvicultura (26ª), Antropologia (34ª), Engenharia de Minérios e Minas (36ª), Arquitetura (37ª) e Ciência Veterinária (38ª). No ranking mundial, o QS World University, a USP ocupou a 143ª posição no ano passado – a classificação de 2016 ainda não foi divulgada.

Confira as dez primeiras colocadas no QS University Rankings Latin America:

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Pontificia Universidad Católica de Chile (UC)
Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey
Universidad de los Andes
Universidade de Brasília (UnB)
10ºUniversidad Nacional de Colombia

THE Latin America

A USP também foi considerada a melhor universidade da América Latina pelo ranking THE Latin America Universities, divulgado em maio. É a primeira vez que a consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE) elabora uma lista com as melhores universidades da América Latina.

Além da USP, figuram na lista a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 3ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 5ª; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na 6ª; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 9ª posição.