Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 26/07/2016 - Imprimir Imprimir

CPC realiza seminário sobre conservação de bens culturais

O seminário irá reunir especialistas das áreas da química, da física e da geologia com conservadores, restauradores, museólogos e outros profissionais ligados à área do patrimônio cultural, com o intuito de apresentar algumas das principais abordagens de caracterização de bens culturais, promovendo discussões sobre suas aplicações e potencialidades


(Matéria atualizada em 08/08/16)

Estão abertas, até dia 7 de agosto, as pré-inscrições para participar do seminário “Ciência da conservação e o uso de ferramentas de caracterização química, física e biológica de bens culturais”, organizado pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP – Casa de Dona Yayá, órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O evento é gratuito e será realizado no dia 25 de agosto.

O público-alvo são os conservadores, os restauradores, museólogos, profissionais ligados a bens culturais, químicos, físicos, biólogos, geólogos e interessados em geral.

O objetivo do seminário é reunir especialistas das áreas da química, da física e da geologia com conservadores, restauradores, museólogos e outros profissionais ligados à área do patrimônio cultural, com o intuito de apresentar algumas das principais abordagens de caracterização de bens culturais, promovendo discussões sobre suas aplicações e potencialidades.

Perspectivas futuras

O evento busca mostrar a trajetória da ciência da conservação, apontando seu papel no atual cenário brasileiro e debatendo sobre as perspectivas futuras no campo do patrimônio cultural.

A primeira parte do seminário terá quatro palestras expositivas com duração de 30 minutos cada, as quais serão apresentadas por especialistas da química e da física com trajetórias em pesquisas ligadas a métodos de caracterização química, física e biológica aplicados a bens culturais. A segunda será focada em estudos de casos específicos, seguidos por uma mesa-redonda na qual se pretende discutir perspectivas futuras para uma efetiva integração de cientistas naturais com instituições e profissionais visando à conservação de bens culturais.

Clique aqui para conferir a programação e os palestrantes do evento.

Os interessados em participar do seminário podem fazer a pré-inscrição até o dia 7 de agosto, preenchendo o formulário disponível no link. No entanto, a realização da pré-inscrição não garante a vaga. Pois haverá uma seleção dos participantes, cujo critério será a análise da justificativa de intenção em participar do seminário, que o candidato deve responder no formulário. O resultado da seleção será divulgado por e-mail aos pré-inscritos, até o dia 19 de agosto.

O seminário será realizado no dia 25 de agosto, das 9h às 18h, no Auditório Ariosto Mila da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), localizada na Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária, São Paulo. Inicialmente, o evento estava marcado para acontecer na FAU Maranhão. Mas, como teve muita procura, foi transferido para um espaço maior.

Mais informações pela página do Facebook do CPC ou pelo e-mail cpcpublic@usp.br.

O seminário é uma realização do CPC e da PRCEU, em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio da FAU.

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.