Blog da USP - 17/08/2016 - Imprimir Imprimir

No dia 23 de agosto, terça-feira, às 14h, acontece o evento “Diálogos entre História e Antropologia”, no Auditório do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O evento terá a apresentação de duas mesas-redondas. A primeira terá como tema “História e Antropologia: Vernant e Lévi-Strauss”, com a participação do docente da Universidade de Brasília (UnB), José Otávio Nogueira Guimarães, e da professora visitante do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP, Francine Iegelski.

A temática da segunda mesa-redonda será “Concepções de espaço-tempo nas populações ameríndias”, com os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da USP, respectivamente, Salvador Schavelzon e Eduardo Natalino dos Santos.

Também será exibido o vídeo “Um dos grandes espíritos deste tempo”, que contém um depoimento de Claude Lévi-Strauss (1908-2009), aos 99 anos de idade, sobre Jean-Pierre Vernant (1914-2007). O testemunho foi colhido, em março de 2007, pela equipe do então Centre Louis Gernet de Recherches Comparées sur les Sociétes Anciennes, coordenada por Marcello Carastro, para ser exibido dias depois em uma homenagem ao helenista recém-falecido realizada na Biblioteca Nacional da França.

A atividade é aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

A organização é da Revista Intelligere e do Grupo de Pesquisa em História Intelectual do Departamento de História da FFLCH. A Revista é um periódico científico quadrimestral, eletrônico e de acesso livre, criado pelo Grupo de Pesquisa em História Intelectual, e com ampla rede acadêmica de interlocução, formada por pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do exterior.

O auditório do Departamento de História da FFLCH está localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo e-mail revistaintelligere@gmail.com.

1 comentário para Evento “Diálogos entre História e Antropologia” é realizado na FFLCH, no dia 23/08

1. Gutierre Elias's Gravatar Gutierre Elias
    20 de setembro de 2016 às 10:16 | Permalink

Tudo de essa iniciativa inovadora que dar oportunidade a todos de interagir com textos diversos e que potencialmente por servir de fonte bibliográfica para aos idealizadores.