Blog da USP - 01/09/2016 - Imprimir Imprimir

exposição relógios

A mostra pretende despertar a curiosidade e o interesse do público nos diversos tipos de relógio existentes

Na exposição, além da oportunidade de conhecer diversos tipos de relógios, os visitantes terão explicações sobre o tempo no sentido meteorológico e no cronológico

Está em cartaz a exposição “Relógios de bolso e outros”, promovida pelo Museu da Meteorologia, vinculado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Com a mostra, pretende-se despertar a curiosidade e o interesse do público nos diversos tipos de relógio existentes. São apresentados 21 tipos de relógio como, por exemplo, o de bolso, o de dedo, de ponto de mesa – que é muito raro –, o de pêndulo elétrico e o de cronômetro de corda.

Além disso, a exposição visa mostrar a importância do tempo cronológico na Meteorologia, uma vez que as observações meteorológicas são feitas em horários padronizados, no mundo inteiro. Sem tal método, os dados relativos a essa ciência não poderiam ser comparados e nem elaboradas as previsões de tempo para qualquer região do planeta, por exemplo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Um dos 21 tipos de relógio da exposição

A exposição é temporária, mas ainda não há previsão do término, e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 9h às 16h, no Museu da Meteorologia, situado dentro do Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), na Avenida Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico), São Paulo.

Mais informações pelos telefones (11) 5077-6312 / 6313, ou por e-mail mario.festa@iag.usp.br / parquecientec@usp.br.

(Fotos: Divulgação)

2 Comentários para Relação entre o relógio e o tempo cronológico na Meteorologia é destaque em exposição

1. 22 de setembro de 2016 às 4:33 | Permalink

Que interessante esses relógios, o de esferas é algo que te faz pensar como conta as horas? Espero poder te um tempinho para visitar e ver mais de perto. Já tem alguma previsão de até quando estará?

2. Sala de Imprensa's Gravatar Sala de Imprensa
    22 de setembro de 2016 às 16:39 | Permalink

Cara Valkíria, ainda não há previsão de término da exposição. Faça uma visita!