Blog da USP - 21/10/2016 - Imprimir Imprimir

Exposição ‘Sín-tese’, no Campus USP de Bauru até 28/10

“A Sombra”, 2016

Até o dia 28 de outubro, o Campus USP de Bauru apresenta a exposição “Sín-tese”, da artista plástica Tarcila Costa. Ao todo são 16 obras produzidas em técnicas variadas, entre elas pinturas em guache sobre papel, nanquim e colagens.

Segundo a autora, a exposição “Sín-tese” é consequência do processo de elaboração de sua tese de doutorado, intitulada “Cuidado em Saúde e Arte na Percepção de Estudantes de Fonoaudiologia”, realizada no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

A tese defendida pela artista apresenta a percepção de estudantes acerca da experiência de uma Sala de Arte, onde ocorreram encontros para realização de aquarelas, unindo estudantes de fonoaudiologia e usuários em atendimento na instituição.

“As discussões e reflexões com os estudantes giraram em torno, principalmente, da produção de cuidado em saúde e da possibilidade de compreensão da existência de uma Sala de Arte, como uma forma de cuidado, na perspectiva da integralidade em saúde”, destaca Tarcila. Os assuntos mais relevantes ou recorrentes nas discussões foram analisados e expressos pela autora, em forma de arte. Foram empregadas técnicas como pintura e colagem, utilizando guache, nanquim, papel vegetal e tecido.

Tarcila Costa formou-se em Educação Artística, pela Unesp, em 2003. Trabalha como arte-educadora e também é professora da Prefeitura Municipal de Bauru. Desde 2007 desenvolve trabalhos também na área da Saúde, seja produzindo ilustrações, materiais de orientação – tendo dedicado seu mestrado, concluído em 2012, à investigação desse tema – ou propiciando aulas de arte aos profissionais de saúde, estudantes e usuários.

A exposição “Sín-tese” integra o Projeto Atelier & Arte do Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru. A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Entrada franca.

(Assessoria de Comunicação do Campus USP de Bauru / Foto: Divulgação)