Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Aviso de pauta - 27/10/2016 - Imprimir Imprimir

USP Lectures debate física quântica e teletransporte

images

Polzik é professor no Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen

A Pró-Reitoria de Pesquisa promove, no próximo dia 31 de outubro (segunda-feira), mais uma palestra da série USP Lectures, com o cientista da área de ótica quântica, física atômica e informação quântica, Eugene Polzik.

Polzik é responsável pela primeira demonstração de teletransporte quântico incondicional de uma memória quântica para luz e o teletransporte quântico de informação entre luz e matéria. É professor no Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen e diretor científico do Centro Dinamarquês para Ótica Quântica. É expert externo do Comitê Nobel para Física.

A apresentação, que tem parceria do Instituto de Física (IF), terá início às 16h, no Auditório Abrahão de Moraes do IF (Rua do Matão, 1371, na Cidade Universitária). A palestra será proferida em inglês e não haverá tradução. O evento será transmitido ao vivo pela IPTV USP.

Este será o terceiro evento do programa USP Lectures. No dia 24 de agosto, o professor do IF, Paulo Artaxo, um dos pesquisadores mais influentes do mundo na área de mudanças climáticas, ministrou a palestra “O Antropoceno: o homem no centro da nova era geológica e suas consequências”.

No dia 20 de outubro, o professor de Língua e Cultura Japonesa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Shigeru Miyagawa, especialista em educação a distância, apresentou um seminário no 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp).

USP Lectures segue a mesma orientação do programa USP Talks, lançado em abril deste ano. Como explica o pró-reitor de Pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, “a Pró-Reitoria de Pesquisa está consolidando ambientes para a discussão de assuntos importantes para diferentes plateias, especializadas ou não. O programa USP Lectures complementa o USP Talks e visa explorar e disseminar a experiência de um especialista em um tema relevante para a comunidade acadêmica”.

(Foto: Divulgação)

•  •  •  •