Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 05/01/2017 - Imprimir Imprimir

IEA lança edição 88 da Revista Estudos Avançados

A Revista é uma publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, editada desde 1987

Em dezembro, foi lançada a edição 88 da Revista Estudos Avançados do IEA, que tem como destaque a primeira parte do dossiê “Dilemas Ambientais e Fronteiras do Conhecimento”. O dossiê foi organizado pelo coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, Pedro Roberto Jacobi, e pelo professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Leandro Luiz Giatti.

capa edição 88 revista IEA

Para o editor da publicação, Alfredo Bosi, a complexidade do conjunto de artigos “revela-se não só na variedade dos seus temas (clima, água, energia, consumo, terra, Amazônia), como na reflexão em torno de modos de pensar o contexto brasileiro que abraça cada um dos aspectos escolhidos”

São oito artigos de 16 pesquisadores de sete universidades do Brasil e do exterior: USP, Universidade Federal do ABC, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Amazonas, Universidade de Michigan (Estados Unidos), Universidade de Alicante (Espanha) e Universidade da Patagônia (Argentina).

Segundo os organizadores, a intenção do dossiê é examinar questões de interdisciplinaridade, nexos de sustentabilidade; fenômenos emergentes; complexidade e incertezas; o aprofundamento das iniquidades; consumo, alimentação e sustentabilidade; e as relações entre as ciências, os saberes e as políticas.

Com 318 páginas e preço de R$ 30,00, a edição conta também com outras três seções temáticas: “Medicina”, “Crise e Projetos” e “Economia”; além de resenhas das obras de Celso Lafer, Emília Viotti da Costa e Arcadio Díaz-Quiñones.

Outras seções

Um dos temas da seção “Medicina” é a modalidade de assistência médica chamada “cuidados paliativos”. As autoras são a jornalista e doutora em comunicação Ana Luiza Zaniboni Gomes e a terapeuta ocupacional e doutoranda do Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Marília Bense Othero.

“A Geografia Social do Zika no Brasil” é o título do outro artigo da seção, escrito por dois professores da Universidade Emory, dos Estados Unidos: o historiador Jeffrey Lesser, ex-professor visitante do IEA, e o especialista em saúde pública Urien Kitron.

No texto de abertura da seção “Crise e Projetos”, o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Paulo Nogueira Batista Jr., e também ex-professor visitante do IEA, explica os objetivos e a forma de atuação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), criado pelos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Batista Jr. é vice-diretor do NBD e falou sobre a instituição em entrevista que concedeu em agosto ao professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rubens Rogério Sawaya.

A seção traz mais dois artigos: “Pré-Sal e Petrobras além dos Discursos e Mitos: Disputas, Riscos e Desafios”, do vice-diretor do IEE, Ildo Sauer, e da doutora em energia pelo mesmo instituto, Larissa Araújo Rodrigues; e “Ficha Limpa – Uma Lei a Defender?”, do membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz e um dos fundadores do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), Chico Withaker.

A última seção temática é “Economia”, com dois artigos. O primeiro é “Um Olhar Sistêmico sobre a Crise Norte-Americana” do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, Dante Pinheiro Martinelli; e dos doutores em economia Christian Carvalho Ganzert e Leonardo Augusto Amaral Terra. O outro artigo é “Machado de Assis, Guarda-Livros?” da docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Isabel Cristina Sartorelli, e do professor FEARP, Eliseu Martins. De acordo com os pesquisadores, “os achados da pesquisa permitem inferir que Machado de Assis exerceu as funções de um guarda-livros, denominação dada a época para o que hoje chamamos de contador”.

A edição 88 se completa com três resenhas. Pedro Meira Monteiro escreve sobre “A Memória Rota – Ensaios de Cultura e Política”, da autoria de Arcadio Díaz Quiñones; Alberto Venâncio Filho aborda os três volumes de “Um Percurso no Direito no Século XXI”, de Celso Lafer; e Antônio David discorre sobre “A Dialética Invertida e Outros Ensaios”, de Emília Viotti da Costa.

A nova edição está disponível na íntegra no site da SciELO. Mais informações sobre como obter a Revista Estudos Avançados nº 88 (setembro – dezembro/2016) pelo site do IEA, pelo e-mail edilma@usp.br ou por telefone (11) 3091-1675.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do IEA)

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.