Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 16/01/2017 - Imprimir Imprimir

Abertas as inscrições para o 11º Workshop sobre Tecnologias Adaptativas da Poli

Organizado anualmente pelo Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas (LTA), o evento traz especialistas para debaterem as aplicações dessas tecnologias.

Estão abertas as inscrições para o 11º Workshop de Tecnologia Adaptativa (WTA 2017), promovido pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica.

O workshop será realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, no Auditório do Prédio da Engenharia Elétrica. O WTA é um evento anual promovido com o objetivo de propiciar o encontro, o intercâmbio de informação e o estabelecimento de novas metas e perspectivas para a área de Tecnologia Adaptativa, apresentando resultados de investigação, ferramentas e experiências práticas que compreendem diversos aspectos científicos e tecnológicos da adaptatividade, tanto em suas formulações teóricas como em suas aplicações nas mais diversas áreas da computação.

A área de Tecnologia Adaptativa é um campo de pesquisa emergente, ainda em fase de desenvolvimento, com foco sobre os problemas relacionados com a organização de sistemas complexos em ciência da computação, engenharia de computação e tecnologia da informação. A oportunidade do desenvolvimento de pesquisas nessa área justifica-se pela necessidade crescente de complexidade, heterogeneidade e dinamismo nos formalismos, modelos, serviços e aplicações, o que se reflete nas dificuldades correspondentes, afetando o projeto, a implementação, a operação e o gerenciamento de tais sistemas.

Nesse contexto, a Tecnologia Adaptativa vem propiciando diversos avanços científicos e tecnológicos em uma ampla variedade de áreas correlatas e de aplicação, através do estudo dos fenômenos associados à adaptatividade, que se apresenta como uma promissora alternativa para a inovação de soluções e para a obtenção de ganhos operacionais significativos em diversos casos. Esse conceito se apoia fundamentalmente em formalismos, técnicas, modelos e ferramentas que sejam capazes de proporcionar a um sistema computacional conceitos e técnicas de projeto e de operação que o capacitem a modificar seu próprio comportamento, de forma autônoma, em resposta ao seu histórico de operação e à situação corrente do seu ambiente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. O Prédio da Engenharia Elétrica está localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 158, Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações na página do evento.

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.