Blog da USP - 05/05/2017 - Imprimir Imprimir

Arquivo Geral promove palestra sobre ambientes digitais

O Arquivo Geral da USP promove, no dia 24 de maio, às 14h, a palestra “Da base ao digital: interdição, liberdade de expressão e acesso público a informações de arquivo”, que será ministrada pela jornalista e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Andrea Limberto.

A palestra tratará das recentes iniciativas de transposição de informações de arquivo para ambientes digitais, com base especialmente nos principais conceitos de arquitetura da informação, tendo como fonte a documentação do Arquivo Miroel Silveira, objeto de estudo de pós-doutorado da pesquisadora.

O Arquivo Miroel Silveira, pertencente à Biblioteca da ECA, guarda mais de seis mil processos de censura teatral que cobrem o período de 1930 a 1970. Concebida antes do Estado Novo de Getúlio Vargas e extinta em São Paulo em 1968, quando o Ato Institucional nº 5 tornou a censura teatral uma atribuição federal, a censura prévia estatal, que prevaleceu até nos períodos democráticos, foi sistematizada de modo a aprimorar o controle da produção artística teatral do Estado de São Paulo e do país. Fazem parte do acervo cerca de 1.100 peças de circo-teatro – textos encenados sob as lonas dos circos ou dos pavilhões (estruturas desmontáveis dedicadas exclusivamente à encenação teatral).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3091-8459 e (11) 2648-8247. O Arquivo está localizado à Rua Francisco dos Santos, 107, na Cidade Universitária, em  São Paulo.