Blog da USP - 02/05/2017 - Imprimir Imprimir

Planejamento energético é tema de conferência do Instituto de Energia e Ambiente

O Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP promove, no dia 12 de maio, às 11h, a conferência “O Novo Planejamento Energético no Brasil”, que terá como convidado o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Nóbrega Barroso.

A EPE é uma instituição ligada ao Ministério de Minas e Energia e tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, tais como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras.

O palestrante é graduado em Matemática e possui mestrado e doutorado em Pesquisa Operacional. Preside a EPE desde julho de 2016 e desenvolve atividades nas áreas de economia da energia e planejamento energético; valoração de ativos, estudos econômicos e gerencia de risco e otimização físico/financeira; leilões de energia; desenho de mercados de eletricidade e gás; e estudos de mercado, projeção de preços e tarifas e assessoria regulatória a geradores, consumidores, bancos de investimento e financiadores.

O evento será realizado no auditório do IEE  (Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comunicacao@iee.usp.br.