Press release - 08/05/2017 - Imprimir Imprimir

Universidade firma parceria para demolir muro da raia olímpica

Ação conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da iniciativa privada; recursos doados totalizam cerca de R$ 1,6 milhões

download

O vice-reitor da USP, Vahan Agopyan (à esq.), e o prefeito de São Paulo, João Doria, no evento de anúncio da parceria

A USP e a Prefeitura de São Paulo anunciaram, no dia 8 de maio, uma parceria que viabilizará a revitalização da área da raia olímpica, na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo. O projeto prevê a demolição do muro que separa a raia olímpica da Marginal do Rio Pinheiros e a sua substituição por gradil eletrofundido.

Desde o início do mês de abril, a USP está promovendo um chamamento público para pessoas físicas ou jurídicas interessadas em doar bens, valores ou serviços para o desenvolvimento do projeto. A Prefeitura apresentou a proposta a empresários de diversos setores e auxiliou a Universidade a acertar parceria com a operadora de saúde Prevent Senior. Com recursos de cerca de R$ 1,6 milhão, a operadora de saúde dará o aporte financeiro para retirada do muro e a instalação do novo gradil.

Fac-símile do projeto de revitalização da área da raia olímpica

“A integração com sociedade é a gênese da Universidade. Poder substituir o muro por gradil terá um efeito simbólico. Poder compartilhar o campus com a sociedade é o nosso maior desejo”, afirmou o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan.

“Vamos estabelecer uma nova fronteira visual na Marginal. Um entendimento entre a Universidade e a Prefeitura gerou a possibilidade da derrubada do muro que hoje separa a USP do rio. Isso vai permitir a visualização de toda raia olímpica e da Universidade por quem passa na Marginal”, afirmou o prefeito João Doria.

A Prefeitura Regional do Butantã acompanhará os trabalhos de demolição do muro. A previsão é que o processo tenha início na próxima semana e seja concluído no segundo semestre de 2017.

De acordo com a Prefeitura, os entulhos serão retirados durante a madrugada para não atrapalhar o trânsito na região, pois será necessária interdição de faixas da Marginal por medida de segurança. A instalação do gradil será feita durante o dia, mas fora dos horários de pico, com interdição de uma das faixas.

(Foto e imagem: Marcos Santos e  Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo)