Press release - 08/05/2017 - Imprimir Imprimir

Ribeirão Preto inaugura novo prédio do Centro de Camundongos Especiais

O novo prédio possui 500 metros quadrados

No dia 5 de maio, o reitor Marco Antonio Zago inaugurou o novo prédio do Centro de Criação de Camundongos Especiais (CCCE), ligado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

Também participaram da cerimônia a diretora da FMRP, Margaret de Castro; o vice-diretor da Unidade, Rui Alberto Ferriani; o coordenador do CCCE e professor da Faculdade, João Santana da Silva; o prefeito do Campus de Ribeirão Preto, Américo Ceiki Sakamoto; o superintendente do Hospital das Clínicas da FMRP, Benedito Carlos Maciel, além de pesquisadores, docentes e servidores técnicos e administrativos.

O Centro foi criado no ano de 2000 para atender à demanda da Universidade por camundongos sanitariamente definidos e estava instalado em uma área de 180 metros quadrados. Em 2008, passou por uma adequação para receber estantes ventiladas, que permitem um controle mais eficiente do padrão sanitário dos animais.  Em dezembro de 2016, foi iniciada a transferência do Centro para o novo prédio, que tem área total de 500 metros quadrados.

Atualmente, o Centro mantém 85 linhagens de camundongos transgênicos e knockouts

Desde 2012, o CCCE faz parte da Rede de Biotérios da USP, que tem como finalidade suprir as demandas de animais de experimentação da Universidade e outras instituições de pesquisa. Atualmente, mantém 85 linhagens de camundongos transgênicos e knockouts [linhagens de camundongos nos quais certos genes foram desabilitados e que são usados como modelos de animal experimental para estudar doenças e elucidar as funções dos genes].

O novo prédio do Centro está localizado na Rua do Biotério, junto ao Serviço de Biotério da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3900, em Ribeirão Preto).

(Fotos: Gabriel Girardi Soares)