InGTeC

Projetos de Desenvolvimento Tecnológico

Inovação e Competitividade







Projeto Empreendedorismo Cultural

O Projeto Empreendedorismo Cultural é uma inciativa conjunta do InGTec e do Conservatório Contraponto . Tem por proposito divulgar, desenvolver e organizar iniciativas e empreendimentos culturais no campo da musica erudita e popular, buscando criar espaço de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos, desdobrando-se em três linhas de ação:

1) DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE GESTÃO PARA REALIAZAÇÃO DE E EVENTOS CULTURAIS.

2) APOIO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS.

3) PROPOSIÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM ENTIDADES E EVENTOS CULTURAIS


Núcleo de Estudos de Economias de Baixo Carbono

O objetivo do Núcleo de Estudos em Economia de Baixo Carbono é desenvolver estudos e pesquisas visando analisar o impacto econômico de políticas ambientais e o desenvolvimento de novas tecnologias redutoras de emissões de gases do efeito estufa sobre a economia brasileira.

Além das pesquisas, o núcleo tem por objetivo formar novos pesquisadores, ser um espaço de divulgação de diversos estudos e um local para debates sobre o assunto. Busca integrar pesquisadores de diferentes áreas, diversas abordagens metodológicas e vários centros de pesquisa.


Clique aqui para acessar o site do Núcleo

Quem Somos

O InGTeC – Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Tecnológica e Competitividade é integrante do Diretório de Pesquisas do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 2002 e atua nas áreas de gestão da inovação e desenvolvimento tecnológico.

Coordenado pela Drª Geciane Porto da FEARP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), o Núcleo reúne profissionais que desenvolvem seus trabalhos científicos, eventos e capacitações profissionais, além de projetos em prol da inovação junto às empresas com as quais estabelece parcerias.

Atualmente, o InGTeC conta com mais de 30 profissionais, entre eles professores, pesquisadores, consultores e estudantes, que realizam projetos tanto em parceria como com o fomento de diversos atores do Sistema Nacional de Inovação Brasileiro como o CNPq, IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, FIPASE – Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto, CAPES, SEBRAE e INCT_IF – Instituto Nacional de C&T para Inovação Farmacêutica. Os integrantes do InGTeC também participam de fóruns de discussão em inovação e política tecnológica como o Fórum de Competitividade em Biotecnologia, Oficinas promovidas pelo MCT, Biotecsur ( Rede de Biotecnologia do Mercosul), dentre outros.

Atuação

O InGTeC atua em pesquisas e projetos relacionados à gestão da inovação e desenvolvimento tecnológico. As atividades desenvolvidas são no contexto da inovação aberta, a fim de fomentar a capacitação e a cultura da inovação e transferência de tecnologia, pesquisar e desenvolver ferramentas voltadas à inteligência tecnológica, processos de gestão da inovação, análise de impactos e indicadores de inovação.


As linhas de trabalho nas quais o InGTec trabalha são:


  • Arranjos produtivos - clusters
  • Cooperação empresa - universidade / instituto de pesquisa: sob a ótica da hélice tripla, inovação aberta e redes de cooperação
  • Habitat´s de inovação - Incubadoras e Parques Tecnológicos
  • Indicadores de inovação e de produtividade
  • Internacionalização de P&D
  • Prospecção, valoração, comercialização de tecnologias e EBT´s


    Os principais eventos organizados pelo Núcleo são:


  • Programa Gestão para o Empreendedorismo Inovador
  • Seminário de Rotas Tecnológicas da Biotecnologia no Brasil

  • Oportunidades para Inovar

    Edital MCT/CNPq nº 74/2010
    Objetivo: Seleção pública de propostas para apoio à formação de redes cooperativas de pesquisa e desenvolvimento em Nanociência e Nanotecnologia.

    Editais SEBRAE
    Objetivo: Seleção pública de propostas para projetos de inovação apoiadas pelo SEBRAE.

    Tecnologias em Destaque
    Objetivo: Tecnologias disponíveis para transferência na Agência USP de Inovação.

    Seminário Internacional "Políticas de Inovação e Mudança Estrutural em um Contexto de Crescimento e Crise"

    Acontece entre 13 e 15 de setembro de 2011 no Rio de Janeiro o Seminário Internacional "Políticas de Inovação e Mudança Estrutural em um Contexto de Crescimento e Crise", no qual se pretende discutir como as políticas estratégicas podem agir nesse novo contexto e porque devem ser analisadas a partir de uma perspectiva de mudança estrutural de longo prazo. A programação e as inscrições encontram-se disponíveis no site http://www.redesist.ie.ufrj.br/p8/semi/index.php.

    Palestra: Edital CNPq para bolsas RHAE – Pesquisador na Empresa
    No dia 03/02, às 17h, ocorreu no Anfiteatro da FEARP-USP palestra explicativa sobre o Edital RHAE do CNPq, pelo qual uma empresa pode obter até R$ 300 mil para contratar recursos humanos qualificados para trabalhar em pesquisa e desenvolvimento.

    Conteúdo da palestra:
    - Características básicas do edital
    - Requisitos para as empresas
    - Orientacões específicas para a elaboração do projeto

    Palestrante:
    Dr. Marco Polli
    InGTeC – FEAR-USP

    Resultados

    Os resultados das atividades do InGTeC abrangem trabalhos tanto de natureza científica: artigos, teses e dissertações como de extensão: relatórios técnicos e projetos de inovação para as empresas.

    Parcerias

    O InGTeC vem consolidando sua atuação com a realização de diversos projetos com o apoio de seus parceiros.

    Com a FIPASE - Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto, a SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e o CEDINA - Centro de Desenvolvimento e Inovação Aplicada, o InGTeC promove o Seminário de Rotas Tecnológicas da Biotecnologia no Brasil, desenvolve pesquisas sobre habitat´s de inovação, contribui com as atividades de fomento ao empreendedorismo e desenvolve estudos para desenvolver técnicas de valoração de tecnologia.

    Com o IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, os pesquisadores do InGTeC participam de diversos programas de pesquisa coordenados pela instituição voltados à analise dos impactos dos Fundos Setoriais e à identificação de redes de cooperação, bem como os impactos da cooperação entre empresas e universidades.

    Com o INCT_if - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica, os pesquisadores do InGTeC participam ativamente da Dimensão 4, voltada à transferência de tecnologia entre ICT e governo e iniciativa privada.

    Está ainda entre nossos parceiros o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o qual o InGTeC realiza projetos para a realização de eventos e cursos de capacitação empresarial.

    Serviços

    O InGTeC oferece serviços aos vários atores do Sistema de Inovação, como empresas, governo, ICTs e outras instituições. Estão entre os serviços que oferecemos:


    Realização de estudos e diagnósticos


    Realização de cursos de capacitação empresarial


    Elaboração e gerenciamento de projetos


    Organização de eventos

    Notícias