UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Região de São Carlos recebe conferência USP internacional de Nanotecnologia

A cidade de Itirapina, na região de São Carlos, recebe de 6 a 9 de dezembro a 2ª Conferência USP de Nanotecnologia, no Hotel Broa Golf Resort. A abertura da Conferência, na noite do dia 6, será feita pelo professor Marco Antonio Zago, pró-reitor de pesquisa da USP, seguida de uma palestra do professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.A Conferência representa grande oportunidade para os cientistas e estudantes brasileiros interagirem com renomados pesquisadores internacionais, em várias áreas de nanociência e nanotecnologia.

O programa foi concebido de maneira a contar com grande número de estrangeiros vindos da América do Norte, Europa e Ásia. Num momento em que a visibilidade da ciência brasileira vem aumentando consideravelmente, esta conferência servirá como fórum para discussões acerca do futuro da nanotecnologia. O alto nível dos palestrantes convidados na conferência permitirá traçar um panorama da fronteira do conhecimento, não só em aspectos fundamentais de nanociência e nanotecnologia, como de suas aplicações. Serão discutidas novas formas de energia renovável, incluindo as várias maneiras de converter a energia solar.

Haverá palestras sobre grafeno, que é o material mais investigado em ciência no mundo, devido ao seu potencial de revolucionar a eletrônica. Também serão destaques os novos materiais compósitos de cerâmica, em que conceitos de nanotecnologia foram empregados para melhorar seu desempenho e permitir utilização em aplicações na Terra e no espaço, como na nave U.S. Space Shuttle.O evento é gratuito e aberto ao público.