UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

ECA realiza encontro sobre relação entre performance e ação política

No período de 12 a 19 de janeiro de 2013 acontece o 8º Encontro do Instituto Hemisférico – Cidade/Corpo/Ação – A Política das Paixões nas Américas. O evento é organizado pelo Departamento de Artes Cênicas (CAC) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA e o Hemispheric Institute of Performance and Politics, da New York University (Estados Unidos).

O encontro reunirá cerca de 500 participantes em um programa intensivo de 8 dias de conferências acadêmicas, grupos de trabalho, performances, instalações, mesas-redondas, exposições, projeções de vídeos e oficinas práticas de performance. Busca examinar as amplas intersecções entre o espaço urbano, a performance e a ação política e artística nas Américas.

Desde as poéticas críticas da arte corporal até a ocupação do espaço público por movimentos sociais, o evento convida os participantes a explorar as fronteiras, identidades e práticas através das quais subjetividades, hegemonias e contra-hegemonias são construídas dentro e fora dos espaços da cidade. Os interessados em participar devem enviar um email para bethlopes7@gmail.com.

O evento será realizado no Departamento de Artes Cênicas da ECA, no SESC Vila Mariana e na SP Escola de Teatro. Os endereços são, respectivamente, Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 25, Cidade Universitária; Rua Pelotas, 141, Vila Mariana; e Praça Roosevelt, 210, Centro, todos em São Paulo. Os horários dos eventos ainda não estão disponíveis no site da unidade.

Fonte: Agência USP de Notícias.