UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

IEA promove conferência sobre transição democrática no sudeste europeu

“Qualidade da Democracia no Sudeste Europeu” é o tema da conferência que o historiador António Costa Pinto, da Universidade de Lisboa (UL), Portugal, faz no dia 22 de novembro, às 14 horas, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e do Núcleo de Políticas Públicas (NUPPs).

No encontro, o historiador fará uma análise comparativa da justiça de transição nos processos de democratização do sudeste europeu e da América Latina, incluindo o caso do Brasil. O conferencista também irá falar sobre a aplicação, no presente, dos conceitos de legados autoritários, justiça de transição e política, elaborados no passado.

António Costa Pinto é pesquisador do Instituto de Ciências Sociais da UL e professor do Instituto Universitário de Lisboa. Foi professor convidado em diversas instituições, entre as quais a Stanford University, a Princeton University, a University of California e o Institut d´Études Politiques de Paris. Seus estudos concentram-se nos temas: justiça de transição em novas democracias; democratização; autoritarismo e fascismo; e análises comparativas das mudanças políticas na Europa.

A coordenação do encontro é de José Álvaro Moisés, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), diretor científico do NUPPs e coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia.

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O Auditório do MAC fica na rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pela web. Para mais informações, envie mensagem para clauregi@usp.br.

Fonte: Eventos USP