UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

IEE realiza workshop internacional de verão

O Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), através do seu Programa de Recursos Humanos PRH-04 ANP/Petrobras, e a Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) realizam o III Workshop Internacional de Verão – Energy, Economy and Environmental Policy Modelling entre os dias 18 e 22 de fevereiro.

Horário:

Onde:

Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289 – Cidade Universitária, São Paulo – Sala de Seminários.

O evento será desenvolvido em inglês e em português sem tradução.

Inscrições exclusivamente com Sra. Dorothy Nagato; no e-mail workout@workoutenergy.com.br.

O workshop pretende investigar os fundamentos da modelagem de políticas específica para o setor de energia e suas correlações com as questões ambientais (enfocando principalmente as emissões de gases de efeito estufa) e as questões macroeconômicas.

Os conceitos básicos e as diferentes abordagens usadas na modelagem de políticas energéticas e ambientais serão explorados, desde os modelos tecnologicamente detalhados, do tipo bottom-up, até os modelos economicamente detalhados, do tipo top-down, com várias técnicas incluídas. A ênfase é colocada sobre as técnicas de equilíbrio econômico agregado, as quais são desenvolvidas a partir da utilização de aplicativos computacionais consagrados e que serão exercitados em sala de aula.

O conceitos de curva de aprendizado será explorado nos processos de modelagem como um meio de simular os custos futuros de novas tecnologias energéticas. A teoria microeconômica de produção é introduzida e integrada à modelagem, buscando-se uma representação realística da economia de energia e de suas interações.

O workshop segue a tradição do Programa de Pós-Graduação em Energia do IEE/USP e seu PRH-04, de promover Escolas Intensivas de Verão, com a integração de professores da USP e colegas internacionais, com aulas parcialmente em português e inglês, com vocações empíricas e que completam a formação dos participantes em diferentes tópicos da economia de energia e suas relações ambientais e sociais. Essas iniciativas são apresentadas de forma que os participantes possam se familiarizar com metodologias consagradas tanto no meio acadêmico como nos mercados de trabalho do planejamento energético.

Metas de Aprendizagem:

Obter maior compreensão das interações entre energia-economia-ambiente.

Desenvolver técnicas de modelagem com natureza interdisciplinar.

Aprofundar conhecimentos que combinem a teoria econômica com a prática empírica.

Compreender o conceito fundamental de curva de aprendizado e suas aplicações tecnológicas nos campos da energia e do meio ambiente.

Explorar as análises quantitativas dos impactos de políticas energéticas e ambientais, principalmente seus efeitos sobre o crescimento econômico.

Ganhar experiência prática em modelagem de políticas energéticas e ambientais, com exercícios realizados em sala de aula.

Público Alvo

O workshop é voltado principalmente para estudantes de graduação e pós-graduação em energia, economia, meio ambiente, engenharia e modelagem matemática, bem como a pesquisadores em administração de empresas, economia, planejamento e engenharia que trabalhem no setor de energia e/ou na administração pública. A participação é limitada em 30 alunos.

18/02/2013
08h30-09h00 – Credenciamento dos alunos inscritos
09h00-10h00 – Sessão de Abertura – Ildo Luis Sauer, IEE/USP
10h30-12h30 – Introdução à modelagem de sistemas energéticos – Adam Hawkes, Imperial College, London