UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Maria Antonia oferece palestra com o artista britânico David Batchelor

No dia 13 de agosto de 2013, às 20 horas, acontece no Centro Universitário Maria Antonia, da USP, a palestra A cor e a cidade. A ocasião será ministrada por David Batchelor, artista britânico e mestre em Artes pela Universidade de Birmingham. David irá abordar o seu trabalho e textos ensaísticos sobre o tema da cor, que resultaram, por exemplo, no seu livro Cromofobia, lançado também no Brasil.

David já teve trabalhos expostos em diversos países, como Inglaterra, Holanda, Alemanha e Estados Unidos. E, a partir de 15 de agosto, haverá no Maria Antonia a exposição Parede por parede, na qual o artista britânico mostra três grupos de trabalhos, sob a curadoria de João Bandeira. A exposição apresentará no Maria Antonia exclusivamente trabalhos bidimensionais desse artista – que é internacionalmente conhecido por seus objetos reapropriados e instalações luminosas inspiradas na paisagem urbana.

Informa-se que para a participação na palestra gratuita, o interessado deve comparecer para retirar senha, que será entregue meia hora antes do evento, pois há um limite de 90 lugares.

No dia 15 de agosto, às 20 horas, o Centro Universitário Maria Antonia inaugura seu segundo ciclo de exposições de 2013, abrindo a todo o público três mostras individuais, com entrada franca.

As exposições Parede por parede, de David Batchelor; Pinturas de estrada, de Rodrigo Andrade; e A concha eloquente do coração, de Fabricio Lopez, poderão ser visitadas até o dia 13 de outubro, de terça-feira à sexta-feira, das 20 às 21 horas, e de sábados, domingo e feriados, das 10 às 20 horas. Para visitas monitoradas, o interessado deve entrar em contato pelo email educama@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5210.

Na exposição Parede por parede, o artista britânico e mestre em Artes pela Universidade de Birmingham, David Batchelor, mostra três grupos de trabalhos, sob a curadoria de João Bandeira. A exposição apresenta no Maria Antonia exclusivamente trabalhos bidimensionais desse artista – que é internacionalmente conhecido por seus objetos reapropriados e instalações luminosas inspiradas na paisagem urbana. David Batchelor já teve trabalhos expostos em diversos países, como Inglaterra, Holanda, Alemanha e Estados Unidos.

Em Pinturas de estrada, o artista Rodrigo Andrade apresenta um conjunto de telas a óleo, combinando pequenos e grandes formatos, todos porém numa proporção que valoriza a horizontalidade. Nessas telas recentes, o artista segue explorando sua técnica de construir imagens paisagísticas, a partir de lugares reais, configuradas, entretanto, por meio de grossas camadas de tinta superpostas. Dessa forma, as telas têm simultaneamente um efeito de relevo que empresta materialidade à pintura. Rodrigo Andrade estudou no Studio of Graphics Arts, em Glasgow, Inglaterra e frequentou o curso livre de gravura e pintura na Escola de Belas Artes de Paris, França. Foi integrante do grupo Casa 7, e a partir de 1986, realizou diversas exposições individuais em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A concha eloquente do coração, exposição do artista Fabricio Lopez, apresenta matrizes xilográficas que compõem um painel contínuo através do espaço expositivo. São elementos recombinados em sequência, enfatizando o aspecto do suporte gravado, do desenho constituído pelo corte da matéria, as matrizes transformam-se em relevos pintados. Fabricio Lopez é bacharel em Artes Plásticas pela FAAP e mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA),da USP. Fabricio é membro fundador do Ateliê Espaço Coringa e, desde 2008, coordena o Ateliê de Artes no Instituto Acaia.