UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP Conferências anuncia palestras dos Desafios da Globalidade

“Dollar, Euro, Renminbi: Economic Policies and the Future of the Global Monetary System”

A grande conferência tratará da retomada do crescimento dos países desenvolvidos, particularmente dos USA e com a redução do crescimento da China influenciará nos dois próximos anos a política monetária dos principais países do mundo e quais as consequências para as perspectivas da economia mundial. Pretende-se analisar como as mudanças nos juros internacionais, taxas de câmbio e preço das commodities afetarão o crescimento dos países emergentes, particularmente daqueles dependentes das exportações de commodities.

“The Middle Income Trap”

O seminário tratará da evidência empírica da armadilha da renda media, que consiste na redução do crescimento quando estes países atingem níveis de renda per capita entre US$ 11.000 a US$ 15.000 ao ano. Existem indicações que a probabilidade desta armadilha é menor para países que tem níveis elevados de educação secundária e terciária e onde produtos de alta tecnologia predominam na pauta de exportação destes países.

Data: 13 e 14 de agosto de 2013

Local: FEA-USP/SP

Mais informações e inscrições: http://www.inovacao.usp.br/uspconferencias/globalidade/