UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP debate a relação transporte urbano e saúde

No dia 3 de julho de 2013, das 15h às 18h, acontecerá na Faculdade de Saúde Pública (FSP) o encontro acadêmico internacional sobre o tema “Os desafios do setor de transportes para a melhoria da saúde da população”.

O objetivo principal é debater sobre os desafios do setor de transportes para a melhoria da saúde da população e os possíveis caminhos conjuntos para superar os obstáculos atuais de metrópoles em países em desenvolvimento, como São Paulo, tendo como um dos palestrantes, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tema. Além disso, serão discutidos aspectos relativos à integração da academia com o poder público na elaboração e avaliação de intervenções do setor de transportes e sua repercussão na saúde pública.

O encontro está voltado a pesquisadores, alunos de pós-graduação, gestores e público em geral e terá como eixos centrais do debate os impactos à saúde do setor de transportes, as políticas para melhorar a saúde por meio deste setor, as ferramentas para a avaliação deste impacto, as alternativas de governança sobre o processo de mudança, e as oportunidades apresentadas por intervenções em transporte sendo feitas em preparação para os grandes eventos de 2014 e 2016.

O evento é organizado pelos professores: Carlos Augusto Monteiro (FSP/USP); Dirce Maria Trevisan Zanetta (FSP/USP); Helena Ribeiro (FSP/USP); João Vicente de Assunção (FSP/USP); e pelo aluno de pós-Graduação- Thiago Hérick de Sá (FSP/USP).

Data: 3 de julho de 2013 – 15h – 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública FSP/USP – Anfiteatro João Yunes – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Próximo ao Metrô Clínicas.

Inscrições Gratuitas

A Faculdade de Saúde Pública não disponibiliza estacionamento aos participantes.

15h – 15h15: Abertura

15h15 – 16h15: Conferência “Os desafios do setor de transportes para a melhoria da saúde da população”. Prof. Dr. Carlos Dora (OMS)

16h15 – 16h30: Apresentação de resultados de pesquisa sobre ciclistas e do efeito de mudanças no padrão de deslocamentos da metrópole. Thiago Hérick de Sá (FSP/USP).

16h30 – 18h: Debates

Realização: Comissão de Pesquisa da FSP-USP

Apoio: Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP

Faça aqui a sua inscrição:

Serão fornecidos certificados de participação e o evento será transmitido via Internet (IPTV USP).

Mais informações pelo e-mail: svalunos@fsp.usp.br