Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Idiomas

Edital 418/2014 – AUCANI Idiomas Agosto/2014 – Chinês Básico A1

ATENÇÃO! Os cursos de idiomas oferecidos pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional estão disponíveis EXCLUSIVAMENTE PARA A COMUNIDADE USP (alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu, docentes e funcionários). CASO VOCÊ NÃO TENHA VÍNCULO COM A USP, NÃO PODERÁ SE INSCREVER NOS EDITAIS. Consulte no texto abaixo os vínculos específicos atendidos neste edital.

 

O resultado da seleção de inscritos no Curso online de Chinês da Agência USP Internacional (nível Básico A1) já está disponível. Clique no link para conferir:
Resultado do Edital 418/2014 – Chinês

Os docentes e alunos contemplados receberão login e senha em voucher (envelope lacrado) nominal, a ser retirado na CRInt/CCInt da Unidade a partir de data estabelecida pela Agência USP Internacional, a ser divulgada aos selecionados por e-mail.
Atenção: com o voucher em mãos, o contemplado deve ativá-lo impreterivelmente até 31 de dezembro de 2014.

APÓS A RETIRADA DO VOUCHER PELO CONTEMPLADO, A AUCANI NÃO SE RESPONSABILIZA PELA PERDA DO DOCUMENTO! Caso o contemplado perca seu voucher, não há possibilidade de emissão de uma segunda via.

Toda a comunicação será feita ao e-mail cadastrado no sistema USP específico ao vínculo do contemplado – JupiterWeb, Janus ou MarteWeb.

Dúvidas técnicas pelo e-mail suporte.cursos@aprendizagemvirtual.universia.com.br.

Demais dúvidas pelo e-mail aucani.idiomas@usp.br.

Consulte abaixo o edital do curso:

 

Edital 418/2014 – AUCANI Idiomas Agosto/2014 – Chinês Básico A1

 
Entre os dias 04 de agosto e 05 de setembro de 2014, estarão abertas as inscrições para o Curso online de Chinês Básico A1 – AUCANI Idiomas para alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) e docentes da USP.

Resultado da parceria entre a Universidade de São Paulo e o Santander Universidades, o curso online foi desenvolvido por professores licenciados pela USP e permite que o aluno acesse as aulas conforme sua disponibilidade de tempo e ritmo de aprendizagem.

O curso é gratuito e fica disponível durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, aguardando o acesso do aluno, que determina o ritmo de estudo.

CURSO
Estrutura do curso
O curso está estruturado em 10 módulos de 6 horas de duração cada um, com 10 testes de avaliação e uma avaliação final.

Carga horária: 60 horas

Metodologia
Cada unidade de estudo inicia-se com um caso animado com áudio apresentando as funções comunicativas, das quais serão extraídos o vocabulário, a cultura, a gramática e o léxico.

O curso é inteiramente online e auto-instrucional. Não estão previstos materiais impressos.

Objetivos
1. Reconhecer palavras e expressões básicas que se usam habitualmente em relação a si mesmo, à família e ao entorno imediato;
2. Compreender palavras e nomes conhecidos e frases muito simples (por exemplo, as que se encontram em catálogos e cartazes);
3. Participar de conversações simples sobre temas habituais ou necessidades imediatas, descrever o lugar onde mora e as pessoas que conhece;
4. Escrever postais e e-mails simples, preencher formulários com dados pessoais, nome, nacionalidade, endereço etc.

PÚBLICO ALVO E NÚMERO DE VAGAS
- 440 vagas para alunos de graduação;
- 300 vagas para alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado);
- 200 vagas para docentes.

Obs. Caso o número de inscritos não supere o número de vagas dentro da categoria, as vagas remanescentes serão distribuídas aos demais inscritos.

CRONOGRAMA
- Inscrição: de 04 de agosto a 05 de setembro de 2014
- Resultado da seleção de inscritos: 10 de setembro de 2014 (previsão)
- Início do curso: a partir da ativação de voucher a ser retirado pelo docente ou funcionário em sua Unidade USP de vínculo. Com o voucher em mãos, o contemplado deve ativá-lo impreterivelmente até 31 de dezembro de 2014
- Data-limite para conclusão do curso: 180 dias após a ativação do voucher

É de inteira responsabilidade do candidato, antes e após a seleção, acompanhar prazos e instruções no edital do curso pretendido e nas divulgações da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional no site www.usp.br/internationaloffice.

REQUISITOS E INSCRIÇÕES
Alunos:
1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado) da USP.
2. Atualizar os dados pessoais (RG, CPF, endereço, telefone e e-mail) antes de se inscrever. Alunos de graduação – atualizar os dados no Jupiterweb. Alunos de pós-graduação – solicitar a atualização na Secretaria de Pós-Graduação. Login e senha do curso serão enviados ao selecionado pelo e-mail cadastrado no Jupiterweb ou Janus.
3. Não ter sido selecionado para o curso de chinês no Edital 409 (maio/2014).
4. As inscrições podem ser feitas entre 04/08/2014 e 05/09/2014, até às 23h59, no site https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=G&codmnu=2070 (graduação) ou https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=P&codmnu=2071 (pós-graduação).
(Não é necessário logar no sistema Mundus).

Docentes:
1. Ter os dados pessoais (RG, CPF, endereço, telefone e e-mail) atualizados no Sistema Marte antes de se inscrever. Solicitar a atualização no Serviço de Pessoal da Unidade. (O e-mail cadastrado no Sistema Marte será o login de acesso ao curso; portanto, cada docente deverá ter um e-mail individual.)
2. Não ter sido selecionado anteriormente para o curso de chinês no Edital 364 (agosto/2013).
3. Inscrever-se diretamente no site https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=D&codmnu=3144, de 04 de agosto a 05 de setembro de 2014.
(Não é necessário logar no sistema Mundus).

Atenção! Candidatos com mais de um vínculo (por exemplo, alunos de graduação que também fazem pós-graduação) só podem se inscrever usando um dos vínculos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção dos alunos inscritos será feita pelos seguintes critérios:

Alunos de Graduação:
1 – Ano de ingresso (classificação em ordem decrescente do ano de ingresso, ou seja, os novos ingressantes terão prioridade);
2 – Desempenho FUVEST para ingressantes;
3 – Média suja;
4 – Frequência.

Alunos de Pós-graduação:
1 – Ano de ingresso (classificação em ordem decrescente do ano de ingresso, ou seja, os novos ingressantes terão prioridade);
2 – Média suja;
3 – Frequência.

Observação: A seleção é feita automaticamente pelo sistema. Caso haja empate nos critérios, o sistema atribui a vaga por ordem alfabética.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Recebimento de login e senha
Os contemplados receberão login e senha em voucher (envelope lacrado) nominal, a ser retirado na unidade de vínculo do docente ou aluno a partir de data estabelecida pela Agência USP Internacional, a ser divulgada aos selecionados por e-mail. Atenção! Com o voucher em mãos, o contemplado deve ativá-lo impreterivelmente até 31 de dezembro de 2014. Fique atento aos comunicados da Coordenação dos Cursos AUCANI Idiomas no site www.usp.br/internationaloffice. Quaisquer dúvidas para iniciar o curso devem ser encaminhadas diretamente para a equipe de suporte técnico da Universia: suporte.cursos@aprendizagemvirtual.universia.com.br.

Prazo do Curso
Os cursos ficarão disponíveis durante 180 dias a partir da ativação do voucher. Após essa data, a senha expira e o aluno não terá mais acesso.

IMPORTANTE! A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional é responsável pela coordenação do curso e não se responsabiliza pela gestão técnica, que está a cargo da Universia.
Suporte técnico para os cursos de idiomas (problemas na plataforma, dificuldade em iniciar o curso etc.) exclusivamente pelo e-mail: suporte.cursos@aprendizagemvirtual.universia.com.br (aguardar resposta em até dois dias úteis).

Requisitos mínimos para acessar o curso
Requisitos mínimos de Hardware:
PC Pentium II, superior ou Mac;
Placa de som;
Microfone (recomendado);
512 MB de RAM;
64 MB de vídeo.
Requisitos mínimos de Software:
Sistema operacional Windows, Linux ou MAC OS;
Navegador: Internet Explorer, Firefox, Safari ou Opera;
Plugin do Flash Player 10 ou superior instalado no micro para poder visualizar o curso;
Conexão de Internet de no mínimo 512Kbps.

Certificado de Conclusão
Imediatamente após concluir o curso, já é possível visualizar e imprimir o certificado.

Desistências
Logo após a seleção de inscritos, os dados dos contemplados serão enviados à Universia, instituição gestora do curso; isto é, a licença já será vinculada ao CPF do contemplado e não haverá possibilidade de desistência.

Atenção! A licença é pessoal e intransferível e, após o início do curso, a vaga do aluno desistente não poderá ser preenchida por um aluno não selecionado. Portanto, tenha certeza de que poderá realizar o curso.

O candidato deve ficar atento aos resultados e comunicados publicados no site www.usp.br/internationaloffice e mensagens por e-mail.

Dúvidas a respeito de editais, inscrições e resultados de seleções – Agência USP Internacional: aucani.idiomas@usp.br.

Dúvidas técnicas (problemas na plataforma, dificuldade em iniciar o curso etc.) – Suporte técnico da Universia: suporte.cursos@aprendizagemvirtual.universia.com.br.