Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Idiomas

FAQ – Edital Language Education Programme

1. O que é o Language Education Programme?
Promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), este programa acadêmico tem como um de seus objetivos a capacitação dos alunos de graduação em língua inglesa, a fim de ampliar as oportunidades de envolvimento nas atividades acadêmicas internacionais dos nossos estudantes. O curso de inglês é gratuito, presencial, e tem como base a preparação do aluno para obter um bom desempenho nos exames de proficiência em inglês.
A partir de 2016, serão oferecidos dois módulos de 35h cada (I – Writing & Reading e II – Listening & Speaking), independentes entre si. Cada módulo será objeto de Edital específico e o aluno selecionado poderá fazer um ou os dois módulos.

2. O curso é dirigido a todos os alunos da USP?
O público-alvo é definido em cada edital. O programa iniciou no 2º semestre de 2014 para os alunos do campus São Paulo e o projeto piloto nos campi do interior foi feito em Ribeirão Preto no 1º semestre de 2015. Planeja-se que o projeto seja estendido aos alunos de graduação das demais unidades de ensino da universidade a partir de 2016.

3. Quais unidades serão contempladas neste programa?
As unidades contempladas são definidas em cada edital de acordo com o campus de oferecimento do curso.

4. Quem poderá se candidatar?
Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da USP, que já cumpriram o primeiro ano e que não estejam no último ano da graduação, que ainda não participaram de programas de mobilidade em instituições que utilizem a língua inglesa, que satisfaçam critérios acadêmicos internos de suas unidades para participar de uma mobilidade internacional, e que não tenham participado do programa anteriormente. Os alunos devem ter nível intermediário em língua inglesa.

5. Como será a candidatura ao curso?
Os alunos de graduação das unidades contempladas farão inscrição diretamente no sistema corporativo Mundus, por meio do link – https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=G&codmnu=2070.
Após o período de inscrições, a unidade de origem fará uma pré-seleção, de acordo com suas normas acadêmicas internas e pré-requisitos do programa, constantes do Edital.

6. Além da pré-seleção da minha unidade de ensino, haverá outra fase de seleção?
Os alunos pré-selecionados pelas Unidades serão classificados pela média normalizada relativa aos créditos obtidos no Curso (vínculo atual) do Sistema Júpiter e alocados nas turmas de preferência seguindo esta classificação e existência de vagas na turmas escolhidas.

7. Qual é o nível mínimo para ser classificado no Curso de Inglês preparatório para exames de proficiência em inglês?
Os alunos que comprovem o Nível mínimo B2 da Common European Framework of Reference for Languages (http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/source/framework_en.pdf) serão elegíveis ao curso.

8. Como se dará a classificação da seleção?
Os alunos pré-selecionados pelas Unidades serão classificados de acordo com sua média normalizada (Resolução CoG 5237/05).

9. Haverá a certificação do curso? Quem atestará a conclusão do curso para o aluno?
Não haverá emissão de certificado ao final do curso. A Aucani enviará uma declaração de participação no curso aos alunos que obtiverem participação satisfatória e frequência mínima de 70%.

10. O curso é presencial ou a distância? Onde serão ministradas as aulas?
O curso de língua inglesa do Language Education Programme será presencial, em local informado no edital.

11. O material didático será fornecido ou o aluno arcará com os custos?
A Agência USP Internacional poderá emprestar o material didático aos alunos que não puderem adquiri-lo e o mesmo deverá ser devolvido ao final do curso nas mesmas condições em que foi recebido. Em caso de danos materiais, incluso rasuras, ou perda do livro, o aluno deverá ressarcir à Aucani o valor do material.

12. Quais são os horários do curso? O aluno selecionado poderá escolher?
Haverá turmas com horários estabelecidos e os alunos deverão informar a ordem de prioridade de horários no momento da inscrição. Por ordem de classificação, o aluno selecionado será alocado na turma escolhida no ato da inscrição, conforme existência de vagas.

13. Como comprovar o nível mínimo B2 de proficiência de inglês no ato da inscrição?
No ato da inscrição no Sistema Mundus, o candidato deve anexar comprovante do nível mínimo B2 de proficiência em inglês, com validade de até 2 anos, em arquivo pdf. Serão aceitas cópias de um dos seguintes comprovantes, com a pontuação ou nível mínimo descrito abaixo:
- IELTS: 5.5
- TOEFL – ITP: 543; iBT: 60; Computer based: 183; Paper based: 513
- Cambridge English scale: 160
- Pearson Test of English (Academic) – PTE Academic: 51
- Certificado de curso de inglês de nível intermediário
- Para os alunos que ficaram em lista de espera para turma B2, ou cursaram e concluíram o nível B1 do programa referente aos editais anteriores do programa, enviar cópia do resultado da Aucani em que consta o nome em lista de espera, ou a declaração de participação enviado pela Aucani aos participantes, respectivamente.