UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Assinatura de convênio marca início das atividades do UTokyo Forum 2013

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2013, a Universidade de São Paulo sediou o UTokyo Forum 2013, com o tema Global Emergence of Frontier Knowledge. O evento, realizado bienalmente pela University of Tokyo e organizado pela primeira vez na América Latina, deu prosseguimento às atividades executadas nos dias 7 e 8 de novembro na Pontificia Universidad Católica de Chile e na Universidad de Chile.

No dia 11, a abertura do fórum, no Teatro da Faculdade de Medicina, foi circunscrita pela oficialização, entre a USP e a University of Tokyo, de um Acordo Geral de Cooperação e de um Convênio Acadêmico, que prevê a mobilidade de alunos de graduação e pós-graduação entre as duas instituições, assinado pelos respectivos reitores, João Grandino Rodas e Junichi Hamada. A UTokyo também assinou com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), representada por seu presidente, Celso Lafer, uma carta de intenções para cooperação acadêmica.

Em seguida à solenidade de assinaturas, foram apresentadas palestras magnas, ministradas por pesquisadores de ambas as universidades: prof. Yozo Fujino (UTokyo), do campo da Engenharia; prof. Gustavo Burdman (USP) e prof. Hitoshi Murayama (UTokyo), ambos de Física; prof. Pedro Dallari (USP), de Direito Internacional; e prof. Kiichi Fujiwara (UTokyo), de Política Internacional.

No período vespertino do dia 11 e ao longo do dia 12, foram organizados workshops em diversas áreas do conhecimento na Escola Politécnica (Cidade Universitária) e na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Piracicaba), com pesquisadores das duas universidades e de instituições parceiras.

Como parte das atividades do UTokyo Forum, a USP também recebeu, no dia 12 de novembro, o Japan Education Seminar 2013. Promovido pela Japan Student Services Organization (JASSO), o seminário contou com a participação de várias instituições de ensino superior japonesas e apresentou oportunidades de estudo no Japão, especialmente pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações sobre o UTokyo Forum podem ser consultadas no site http://forum.dir.u-tokyo.ac.jp/index.html.