UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

AUCANI e instituições parceiras avançam na cooperação acadêmica internacional

Em continuação às atividades online que tem desempenhado, a AUCANI e instituições parceiras avançaram na cooperação acadêmica nas semanas de isolamento social.

No dia 17 de março, o Prof. Vamor Tricoli, presidente da AUCANI, participou de uma importante reunião da University Global Partnership Network (UGPN), para tratarem das adequações da rede e de seu próximo encontro internacional em face à pandemia do coronavírus.

A University Global Partnership Network (UGPN), fundada em 2011, é uma rede acadêmica de colaboração, formada pela Universidade de São Paulo (USP), a North Carolina State University (NCSU), nos Estados Unidos, a University of Surrey, no Reino Unido, e a University of Wollongong, na Austrália. A rede tem como objetivo fomentar a colaboração entre acadêmicos das universidades participantes. Neste período, a UGPN promoveu editais com chamadas para apresentação de projetos de pesquisa, com pesquisadores das instituições parceiras. Visite o site da UGPN.

No dia 20 de março, tivemos reunião virtual com a Saint Petersburg Mining University (Rússia), para estreitarmos os laços de cooperação internacional com a renomada instituição russa.

No dia 30 de março, a AUCANI reuniu-se, por meio do Diretor Adjunto da Área de Mobilidade Acadêmica, Prof. Marcio Lobo Netto, com o Mirai Innovation Research Institute (Japão), representado pela Srª. Lizeth Fuentes, coordenadora dos programas acadêmicos da instituição.

O Mirai Innovation Research Institute é uma instituição de tecnologia em Osaka, focado em pesquisas inovadoras, na criação de soluções inovadoras aos desafios da sociedade humana e ao crescimento emergente de futuras tecnologias que irão impactar a diversidade de indústrias no futuro. Lá há quatro principais grupos de pesquisa: 1. Inteligência Artificial e Visão Computacional; 2. Robótica; 3. Realidade Virtual e Aumentada; e 4. Neurotecnologia. Acompanhe aqui a nova chamada para programa de treinamento da instituição japonesa: https://www.mirai-innovation.jp/emfutech/