UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

AUCANI recebe delegações estrangeiras da Ásia

No dia 23 de abril de 2019, a AUCANI reuniu-se com os representantes da Fuzhou University, China. Foram à reunião, pela USP, o professor Márcio Lobo, diretor-adjunto na área de Mobilidade Acadêmica, e representantes de faculdades da USP.

Discutiu-se uma possível parceria da USP com a universidade chinesa e foi oferecido um acordo com propostas para a mobilidade de professores brasileiros para a Fuzhou University. Atém disso, foram discutidas mais possibilidades de intercâmbio entre alunos de todos os níveis de graduação (bacharelado até doutorado).

No mesmo dia, recebemos Danny Parra, representante da Khalifa University, de Abu Dhabi. Foi trazida à USP uma discussão de possíveis colaborações internacionais entre as universidades. O representante disse que a Khalifa University estaria interessada em receber acadêmicos da USP para pesquisas de mestrado e doutorado, os acadêmicos receberiam uma bolsa generosa. O professor Márcio também propôs abrir a discussão para outras formas de intercâmbio entre alunos e o representante recebeu a proposta com entusiasmo.

Já no dia 24 de abril de 2019, a AUCANI reuniu-se com os representantes da Delegação da Província de Xianxim (China), responsáveis pelas universidades tecnológicas da região, para assinar um acordo de parceria de intercâmbio nos âmbitos de graduação, pós-graduação e discente. Destacaram-se as áreas de conhecimento mais investidas pelas universidades da província, tendo minas e petróleo como o foco principal.

Ainda foram recebidos representantes da Jinan University, China. Foi oferecido um acordo da USP que enviaria alguns professores à Jinan University, como um primeiro passo para estabelecer uma relação entre as duas universidades. Outras possíveis propostas de colaboração foram discutidas, como intercâmbio entre alunos e colaboração de pesquisa entre professores.