UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Currículo online sobre democracia mostra que o trauma cultural tem um impacto duradouro nas sociedades

*texto da Profª Jane Ohlmeyer, coordenadora do projeto

Um projeto global sobre as Crises da Democracia, liderado pelo Instituto de Pesquisa em Artes e Humanidades – Trinity Long Room Hub no Trinity College Dublin, lançou um currículo online de acesso aberto sobre a relação entre democracia e o trauma experimentado pelas sociedades. Com essa contribuição oportuna, o consórcio fornece uma ferramenta necessária para aprofundar o conhecimento e a compreensão das crises atuais, aprimorando a conscientização e a capacidade das pessoas de fazer escolhas informadas e de agir na esfera pública.

Em 2018, parceiros da Irlanda, Índia, Brasil, Croácia e EUA receberam financiamento da Andrew W. Mellon Foundation e do Consortium of Humanities and Centres Institutes (CHCI) para iniciar o trabalho no projeto Global Humanities Institute (GHI) Crises of Democracy. Durante um período de 18 meses, o projeto considerou como premissa central o que estava motivando uma mudança em direção a abordagens populistas e autoritárias dos governos no mundo de hoje.

Seu foco exclusivo no impacto duradouro do trauma cultural revelou como os principais eventos, experiências e influências no passado de um país, como guerra, fome, emigração e recessão, para citar alguns, estão contribuindo para as crises contemporâneas da democracia.

Em julho de 2019, a Crises of Democracy (GHI) organizou uma escola de verão de 9 dias em Dubrovnik (Croácia), com a participação de um grupo de 40 pesquisadores em várias etapas da carreira, representando mais de 30 disciplinas e 5 continentes. Eles se encontraram para examinar ameaças à democracia por meio do prisma de trauma cultural e participaram de palestras, painéis, oficinas de habilidades práticas, exibição de filmes e apresentações de pesquisadores em início de carreira.

O consórcio de parceiros globais está lançando agora uma das principais criações deste projeto – um currículo on-line gratuito – uma ferramenta de acesso aberto e multimodal para entender muitas das dificuldades que testemunhamos em todo o mundo na ascensão do nacionalismo, conflitos étnicos, xenofobia e muito mais. ‘The Living Curriculum‘ é uma oportunidade para organizações não-governamentais (ONGs), formuladores de políticas e estudantes de todo o mundo se beneficiarem dos aprendizados e da rica pesquisa proveniente deste projeto.

O currículo foi testado na Universidade de São Paulo, onde a reunião final do consórcio foi realizada em dezembro de 2019. A professora Laura Izarra, líder do curso ‘Crises Transatlânticas de Democracias: Abordagens Culturais’, descreveu o currículo como “uma ferramenta inovadora e uma chave para a internacionalização no ensino superior “.

Como um aluno relatou: “Através das palestras e podcasts online, os alunos podem ter acesso aos trabalhos de acadêmicos de diferentes partes do globo, o que enriquece o componente presencial das aulas”.

O programa online será particularmente útil para coordenadores de cursos e palestrantes que estão tentando trazer material online prontamente disponível para seus alunos, enquanto as universidades fecham como resultado do surto de coronavírus.

A professora Jane Ohlmeyer, diretora do Trinity Long Room Hub comentou em nome dos parceiros do consórcio: “Este novo currículo de vida fornece materiais ricos que acadêmicos, profissionais e não-especialistas podem acessar de suas próprias casas. Isso levanta muitas questões importantes que chegam à raiz do que está errado em nossas democracias hoje e fornecerá um recurso importante para muitas pessoas em todo o mundo que atualmente estão confinadas em suas casas devido à pandemia global da Covid-19”.

Ela continuou: “Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma nova abordagem de organizações humanitárias e governos em todo o mundo, que considere as sociedades de trauma cultural, e como a política e as esferas civis são impactadas de geração em geração”.

Os membros da GHI e os novos parceiros globais agora estão trabalhando juntos em um grande projeto colaborativo e experimental com o objetivo de explorar, redefinir e promover a democracia participativa e deliberativa.

O Trinity Long Room Hub também está colaborando com a Columbia University em um projeto que acompanhará uma série de simpósios online nos próximos meses, discutindo ‘Democracia na Era da Pandemia’. Mais detalhes sobre essa iniciativa estarão disponíveis no Trinity Long. Site do Room Hub: https://www.tcd.ie/trinitylongroomhub/

O Crises of Democracy Global Humanities Institute (CDGHI) é uma parceria entre cinco instituições: