UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Delegação da University of Georgia visita a USP

No dia 17 de outubro, a Universidade de São Paulo recebeu delegação da University of Georgia, a fim de discutir futuras parcerias para pesquisa e intercâmbio de alunos. Estiveram presentes, representando a USP, o Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais, Prof. Adnei Melges de Andrade, o Colaborador da Pró-Reitoria de Pesquisa, Prof. Raul Machado Neto; o Assessor de Apoio a Visitantes, Prof. Cláudio Possani, e o Assessor de Apoio à Cooperação, Prof. Antonio Carlos Vieira Coelho, ambos da VRERI-USP; e os professores Esmeralda Negrão (FFLCH), Denise Schwartz (FMVZ) e Marcos Buckeridge (IB). Pela UGA, estiveram presentes a Pró-Reitora de Educação Internacional Kavita Pandit e os professores Richard Gordon, do Instituto de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos, Robert Moser, do Departamento de Línguas Românicas, e Noel Fallows, professor de Espanhol e Diretor Associado.

O foco da reunião foram as possibilidades de colaboração em pesquisa e intercâmbio de alunos, tanto de graduação quando de pós-graduação. Ambas as universidades estão expandindo seus contatos internacionais, sendo que a parceria com universidades brasileiras, entre elas a USP, é parte da estratégia da UGA, devido à importância da língua para a universidade americana. Esta tem como um de seus carros-chefe o programa de estudos em língua portuguesa, o maior do país.

A reunião também contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Marco Antonio Zago, que manifestou o desejo de estabelecer uma parceria entre a UGA e o CEPID, programa de pesquisa multidisciplinar da USP, aproximando grupos com áreas de pesquisa em comum. Ambas as partes demonstraram grande interesse em desenvolver projetos da pesquisa, especialmente nas áreas de humanidades, veterinária, psicologia e bioenergia, traçando planos para futuros encontros, quando as ideias poderão ser postas em prática.