UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Delegação irlandesa visita a USP

No dia 8 de outubro de 2012, a USP recebeu uma delegação irlandesa composta por membros das fundações Science Foundation in Ireland (SFI) e da Education in Ireland, bem como seu Ministro de Estado no Departamento de Relações Exteriores, Joe Costello. O encontro teve por objetivo estreitar as relações em pesquisa entre Brasil e Irlanda, de modo a formar novas parcerias e reforçar as já existentes. Compuseram a mesa o Pró-Reitor de Pesquisa, prof. Marco Antonio Zago, o Prof. Osvaldo Oliveira (IFSC), o diretor-geral da SFI, Prof. Mark Ferguson, e a diretora da Education in Ireland, Marina Donohoe.

O Prof. Ferguson salientou os benefícios mútuos dessa parceira, citando a estreita colaboração entre o ensino superior e a indústria irlandesas, além do alto padrão de qualidade mantido por pesquisadores oriundos das melhores universidades do mundo, como MIT, Harvard e Oxford. Por sua vez, Marina Donohoe apresentou a estratégia educacional do país entre 2010 e 2015: investir em relações globais, para que até 2030 seja possível diversificar o sistema educacional, melhorar a experiência estudantil e aumentar o número de parcerias e investimentos em pesquisa. Ela ainda reforçou o interesse da Irlanda no programa Ciência sem Fronteiras, tanto para receber alunos brasileiros quanto para enviar seus estudantes ao Brasil.

O evento ainda contou com professores e pesquisadores das maiores universidades irlandesas apresentando os frutos das parcerias já existentes entre Brasil e Irlanda: o Prof. Dermot Diamond, da Dublin City University, na área de pesquisa em sensores; James Clarke, gerente de estratégia da Telecommunications Software and Systems Group, trabalhando para o Waterford Institute of Technology na área de comunicação; o Prof. Stefano Sanvito, da Trinity College Dublin, na área de nanotecnologias; e o Prof. Martyn Pemble, da University College Cork, na área de materiais.

O encerramento foi feito pelo ministro Joe Costello, reforçando o interesse da Irlanda no acordo assinado neste dia e no programa Ciência sem Fronteiras, além das vantagens oferecidas a ambos os países.