Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Embaixada da França no Brasil cria bolsa de master exclusiva a brasileiros

A Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação entre os países e oferecer melhores condições de estadia aos brasileiros interessados em estudar na França, criou uma bolsa de estudos exclusiva para estudantes brasileiros já admitidos no segundo ano do Master (M2) em instituições de ensino francesas. As candidaturas foram prorrogadas até o dia 15 de junho.

Além dos estudantes já graduados no Brasil, podem se candidatar estudantes da graduação inscritos em programas de duplo-diploma, igualmente admitidos para o segundo ano do Master (M2). Os estudantes inscritos em programas de mobilidade acadêmica que não se enquadrem nas condições acima descritas não devem se candidatar.

A bolsa será concedida por um período de seis meses (1º de setembro de 2020 a 8 de fevereiro de 2021), no ano acadêmico de 2020-2021. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de ainda não terem completado 40 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2020.

Entre os benefícios que serão concedidos estão a isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular Campus France e de taxas acadêmicas relativas ao Master (se necessário), além do pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês e um auxílio financeiro de 310 euros por mês. A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como a Bolsa Eiffel.

Agradecemos se puder divulgar as informações à comunidade acadêmica. Os detalhes do edital estão disponíveis no site do Campus France Brasil e podem ser compartilhado nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Em caso de dúvidas, os alunos devem enviar um e-mail para: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br.

 

——

Mobilidade internacional para professores de Ciências Humanas e Sociais

Fondation Maison des Sciences de l’Homme está com candidaturas abertas para o programa de mobilidade internacional para professores “Directeurs d’Études Associés” (DEA).

O programa oferece a professores estrangeiros a oportunidade de desenvolver pesquisas na área de ciências humanas e sociais na França, durante uma estadia de quatro a seis semanas. Os selecionados receberão uma bolsa de 3.404 euros a fim de cobrir gastos com transporte e estadia, além do apoio da instituição.

A primeira sessão de candidaturas termina no dia 15 de junho. Informações disponíveis nos seguintes canais:

Site: https://bit.ly/programa-dea

Facebook: https://bit.ly/3enlbXk

Instagram: https://bit.ly/2AhCavs

Chamadas abertas para estágios de Master, doutorado e pós-doutorado 

Os laboratórios, universidades e centros de pesquisa franceses seguem com processos seletivos abertos para estudantes e pesquisadores internacionais. Na aba “ofertas” do catálogo de escolas doutorais do Campus France estão disponíveis, atualmente, mais de 800 oportunidades. A data limite para envio da candidatura varia em função do programa.

As informações estão disponíveis nos links:

Site: https://bit.ly/catalogo-doutorado

Facebook: https://bit.ly/2ZSVgme

Instagram: https://bit.ly/3c6YKEd