UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Parceiras da USP: FAPESP lança chamada com Université de Lyon (França)

A FAPESP e a Université de Lyon (França), parceiras da Universidade de São Paulo, anunciam uma chamada para seleção e apoio a projetos de pesquisa colaborativos. É a primeira chamada de propostas lançada no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. O objetivo é promover e fortalecer a colaboração entre pesquisadores vinculados à Université de Lyon e vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa do Estado de São Paulo.

A chamada está aberta a propostas em todas áreas do conhecimento científico. Sem restringir os temas cobertos pela chamada, serão priorizadas propostas nos seguintes temas:

• Inteligência artificial (machine learning, ciência de dados);
  • Fotônica;
  • Escoamento turbulento e partículas;
  • Democracia e sociedade moderna;
  • Questões urbanas;
  • Saúde, ecologia e o meio ambiente;
  • Contribuições de ciências sociais e humanidades são fortemente encorajadas.

Na FAPESP, as propostas tramitarão seguindo as regras de financiamento relativas à modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/apr).

A data limite para recebimento de propostas é 8 de abril de 2020.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/14030.