UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Karolinska Institute assina compromisso prévio com a USP

No dia 10 de novembro de 2015, o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, reuniu-se com representantes do Karolinska Institute (Suécia). Na presença da diretora adjunta na área de Relações Acadêmicas Nacionais da Agência USP Internacional, Laura Patrícia Zutini de Izarra, foram discutidas possibilidades de aproximação entre as instituições de ensino.

Fundado em 1810, o Karolinska Institutet é um dos institutos médicos mais tradicionais e prestigiados do mundo, figurando entre os dez melhores lugares para se estudar medicina. Com 6000 estudantes e orçamento anual de mais de um bilhão de dólares – dos quais quase 90% é investido em pesquisa – o Karolinska Institutet procura, na USP, a sua primeira parceria da América Latina.

Altamente seletiva na busca por parceiros acadêmicos, a instituição sueca, que possui acordos com universidades nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Cingapura e Uganda, entre outros, assinou um compromisso prévio com a USP. Com a possibilidade de realização de futuros workshops e conferências em conjunto, o Karolinska Institutet e a Universidade de São Paulo firmaram um passo inicial na construção de uma frutífera parceria acadêmica na área da medicina.