UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Ministério da Educação da Angola visita a USP

No dia 24 de outubro de 2013, os representantes do Ministério da Educação angolano, Mateus Ferreira de Almeida, Benvinda Maria Tandala, Manuel Muanza e José António Nahambo, acompanhados pela Gerente do Programa “Educação como Ponte Estratégica Brasil-África”, Joana Amaral, foram recebidos pelo Assessor de Apoio a Visitantes, Claudio Possani, na VRERI e pelo Assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Mauro Bertotti (IQ).

A reunião fez parte de uma série de visitas feitas pela delegação da Angola à várias instituições e órgãos de ensino brasileiro, que tiveram por objetivo conhecer o sistema educacional do Brasil, principalmente no que diz respeito às políticas de acesso ao ensino superior. Foram, então, apresentados o sistema de seleção da universidade (FUVEST) e o projeto INCLUSP, que confere desde bônus no vestibular para alunos de escola pública até um programa de permanência estudantil.

Foi também lembrado por Mauro Bertotti que a Universidade está buscando por maiores níveis de inclusão na Universidade e também oferece uma variada gama de projetos de extensão universitária. Discutiu-se a possibilidade acordos variados para fomentar a cooperação e a pesquisa entre os dois países.