UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Projeto de pesquisa de professor francês é discutido em reunião na VRERI

O Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais, Aluísio Segurado, recebeu os professores Vincent Vigneron, da Université d’Evry da França, e Isabel Sacco (FM), no dia 11 de setembro, em reunião para discussão de projeto de pesquisa do professor francês. Atualmente ele é professor visitante pelo Programa de Cátedras Francesas do Estado de São Paulo, do qual a Universidade de São Paulo faz parte.

O projeto – uso de sistemas inteligentes que lidem com restrições mecânicas e musculoesqueléticas para predizer os efeitos de intervenções cirúrgicas e de tratamentos cinesioterapêuticos – tem o objetivo de melhorar o processo terapêutico de crianças com deficiência neuromusculares, em especial as com paralisia cerebral, e adultos com neuropatia diabética periférica

A proposta, entretanto, requer a colaboração de várias áreas do conhecimento, como Matemática, Engenharia, Ortopedia e outras Ciências da Saúde. Neste momento, ele busca parceiros interessados em participar da pesquisa. Durante a reunião, a prof. Isabel sugeriu não somente a participação de professores e pesquisadores, mas também de alunos de pós-graduação de ambas as universidades. O Vice-Reitor de Relações Internacionais também abordou a possibilidade de, a partir desse projeto, iniciar-se uma cooperação acadêmica entre USP e Université d’Evry, uma vez que seus laboratórios são complementares em computação e ciências da saúde, e a parceria poderia gerar ótimos resultados. Vale lembrar que a internacionalização da universidade, além de fazer parte da história da USP, é retomada como um ponto essencial para a excelência da instituição.

O prof. Vicent Vigneron fará uma palestra no dia 19 de setembro, das 11h30 às 13h, sobre o tema Intelligent processing in non-invasive exploration signals in health science: the case of Alzheimer disease imagery and EMG/ECG identification, no Anfiteatro da Técnica Cirúrgica da FM (Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César, São Paulo). Mais informações em: http://www.eventos.usp.br/?events=palestra-na-fmusp-aborda-doenca-de-alzheimer#sthash.02iZ2r6x.dpuf