UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Reitoria recebe inscrições no Programa Bolsa Mérito Acadêmico

As Bolsas Mérito Acadêmico da USP têm por objetivo proporcionar formação e experiência acadêmica internacional aos seus alunos por intermédio da realização de cursos ou programas de pesquisa em Instituições estrangeiras de reconhecida qualidade. A bolsa tem duração de dois a seis meses, podendo a duração máxima ser estendida para até 18 meses, no caso de programas de Duplo Diploma.

Os documentos necessários para a inscrição nesta modalidade são:

– Histórico escolar, atualizado no momento da inscrição;
– Plano de estudos/atividades devidamente aprovado pela Unidade;
– Termo de compromisso assinado pelo(a) candidato(a);
– Informação relativa ao convênio existente entre a Unidade (ou entre a USP) e a Instituição de destino pretendida pelo(a) candidato(a), com a indicação do seu termo de vigência (esse documento deverá ser fornecido pela Unidade do(a) candidato(a).

Caso a candidatura seja aprovada pela Unidade para indicação à Comissão Coordenadora, os seguintes documentos adicionais são necessários para a concessão da bolsa:

– Carta oficial de aceitação do(a) candidato(a) emitida pela Instituição de destino, na qual esteja indicado o período em que será realizado o programa de intercâmbio;
– Comprovante de proficiência do(a) candidato(a) na língua exigida pela Instituição de destino;
– Declaração do(a) candidato(a) de que não receberá nenhum tipo de bolsa da USP ou de agências de fomento nacionais durante a vigência da bolsa a que se refere o presente Programa.
– As Instituições de Ensino Superior de destino devem ser preferencialmente aquelas classificadas entre as primeiras 350 colocações em um dos Rankings Acadêmicos Internacionais (QS, THE, Shanghai Jiao Tong University) e ter convênio de cooperação acadêmica vigente com a USP ou com a Unidade. Outras Instituições de destino (inclusive não formalmente acadêmicas, tais como Centros de Pesquisa Tecnológica, Incubadoras de Empresas, Organizações Internacionais, Museus, Orquestras, Teatros, etc.) poderão ser propostas, desde que devidamente justificadas.

Clique aqui e acesse o sistema para efetuar sua inscrição

O cronograma dessa modalidade contemplará dois períodos de inscrição de candidaturas.

Mobilidade no exterior: segundo semestre de 2013 ou primeiro semestre de 2014
Inscrições devem ser feitas de 3 de abril até 17 de maio de 2013

Mobilidade no exterior: Primeiro semestre de 2014
Inscrições devem ser feitas de 15 de julho até 6 de setembro de 2013

ATENÇÃO! Este não é um programa gerido pela Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais. O email de contato para dúvidas é bolsa.internacional@usp.br.

Mais informações pelo site: http://www.reitoria.usp.br/intercambio/