UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Representante da UDUAL visita USP

No dia 30 de setembro de 2013, reuniram-se no gabinete da VRERI o Assessor de Apoio a Visitantes, Claudio Possani, e o Secretário Geral da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL), Roberto Escalante Semerena. No encontro, foi proposta uma maior aproximação da USP com a UDUAL, rede formada por mais de 200 universidades latino-americanas, com sede na Cidade do México e existente há 64 anos.

O representante da UDUAL citou os próximos eventos a serem realizados pela UDUAL e reforçou os convites à participação da USP. Escalante explicou os esforços por parte da UDUAL em ações de vinculação das universidades com o setor produtivo, como a realização de workshops e eventos como os citados acima. Possani falou sobre o papel da Agência USP de Inovação neste tocante.

Visando honrar os princípios da CEPAL, que nortearam a UDUAL desde sua fundação, entre eles a valorização da equidade para o crescimento e desenvolvimento dos países da região, Escalante ressaltou a importância de se discutir e analisar uma ampla participação da população nos rumos das universidades, convidando a USP a dar sugestões de como promover o progresso das relações universidade-sociedade.