UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Seminário reúne missão holandesa na FEA-RP

A FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) recebeu nesta terça-feira (20) a visita da Missão Comercial Holandesa para a discussão do desenvolvimento sustentável do agronegócio, tema abordado durante o seminário “Future of Food Business” (O Futuro da Indústria Alimentar). O objetivo do evento, que contou com a presença do Príncipe de Orange, Willem-Alexander, e da Princesa Máxima, foi identificar possibilidades de cooperação Brasil – Holanda no setor agroalimentar e discutir questões importantes como a escassez de recursos e o uso sustentável da terra.

No discurso de encerramento do seminário, a princesa Máxima defendeu a maior participação de pequenos agricultores na produção de alimentos. Ela também defendeu maior participação das mulheres na cadeia produtiva alimentar mundial.

“Com certeza esse seminário foi um dos momentos mais importantes da história da USP de Ribeirão Preto”, disse o professor Marcos Fava Neves, que ministrou a palestra “The global picture and the role of Brazil”. Para a professora Luciana Romano Morilas, presidente da Comissão de Relações Internacionais, o seminário comprova a importância da FEA-RP em âmbito nacional e internacional do agribusiness.

Também participaram do evento o Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade, além dos palestrantes Erik Peek, presidente da Robobank do Brasil, Aalt Dijkhuizen, presidente da Universidade de Wageningen e do Centro de Pesquisas, Ricardo Arioli, diretor da Aprosoja e Johan van der Vem, diretor de operações da Nutreco Brazil.

O seminário fez parte da programação da “Missão Econômica Holandesa ao Brasil”, que passou por Brasília, São Paulo e se encerra na sexta-feira (23) no Rio de Janeiro.

*Fonte: Imprensa – FEA-RP