Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Simpósio marca inauguração de escritório da Université Sorbonne Paris Cité na USP

Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2015, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) realizou o Simpósio Inaugural USP-USPC, que marcou a inauguração do escritório da Université Sorbonne Paris Cité (USPC) na Cidade Universitária, mais precisamente nas novas instalações da Aucani, no Centro de Difusão Internacional-1.

A cerimônia de abertura, no dia 2, contou com a presença do Reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antônio Zago, do Presidente da Aucani, Raul Machado Neto, e do Reitor da Université Sorbonne Paris Cité, Jean-Yves Mérindol, além de breves palestras de representantes de ambas as universidades, da Embaixada da França no Brasil, do Consulado-Geral da França em São Paulo e de agências francófonas (Campus France e Agence Universitaire de la Francophonie). Em seguida, pesquisadores da USP e da USPC na área da saúde apresentaram de forma sucinta suas pesquisas em andamento. Ao final da tarde, o prof. Ivan Vilela (ECA-USP) realizou uma apresentação musical de viola caipira.

Ao longo do dia 3, pesquisadores da USP e da USPC comandaram, nas instalações da Aucani, workshops paralelos abrangendo as seguintes temáticas: Políticas da Terra, Bioinformática, Energias do Amanhã e Gênero. Os líderes dos grupos temáticos compartilharam, na manhã do dia 4, os resultados das discussões empreendidas, possibilitando que projetos conjuntos fossem delineados. O evento encerrou-se com plenária do prof. Artur Ávila (Université Paris Diderot/IMPA), primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields (2014), acerca da cooperação entre Brasil e França no campo da matemática.

Confira a programação do Simpósio.

Acordo de Cooperação

A cerimônia de assinatura do Acordo Geral de Cooperação entre USP e USPC, realizada no dia 3 de setembro, contou com a presença dos Reitores de ambas as instituições – respectivamente, Marco Antônio Zago e Jean-Yves Mérindol -, além da Cônsul Adjunta do Consulado-Geral da França em São Paulo, Marie Christine Lang, e de dirigentes e representantes das duas Universidades.

Amparando-se em anterior acordo assinado em abril de 2014, que permitia às duas instituições a implementação de representações universitárias e a criação de escritórios permanentes nos respectivos campi, o Acordo Geral de Cooperação expande os termos da parceria privilegiada entre USP e USPC para o desenvolvimento de cooperações universitárias, por meio da implementação de iniciativas conjuntas: intercâmbio de docentes, pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e membros da equipe técnico-administrativa; elaboração de oferta de formação conjunta; organização comum de eventos científicos; e elaboração de projetos de pesquisa conjunta.