UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de Twente e USP discutem possibilidades de parceria

O assessor de apoio à cooperação da VRERI, Prof. Antonio Carlos Vieira Coelho, recebeu em 22 de novembro a visita do reitor da Universidade de Twente (Holanda), Prof. H. Brinskma, para discutir possibilidades de parceria em pesquisa e intercâmbio de alunos entre as universidades. Primeira colocada no Leiden Ranking 2012 para universidades holandesas, a UT dá grande importância à aplicação de suas pesquisas nos âmbitos social e econômico, considerando-se uma universidade empreendedora. Além de atuar em estreita colaboração com o setor industrial e com importantes institutos de pesquisa, a Universidade de Twente destaca-se pela criação de empresas spin-off, cujo foco é a transformação dos resultados de suas pesquisas em benefícios para a sociedade.

Desejando estreitar as relações entre USP e UT, foram apresentados esboços de acordos acadêmicos e memorando de entendimento, a serem analisados de acordo com as exigências de ambas as partes. Nanotecnologia, sustentabilidade, engenharia civil, biomedicina e ciências do comportamento estão entre as áreas que podem se beneficiar dos acordos entre as universidades, tanto para graduação quanto para pós-graduação.

Ainda foi apresentada ao Prof. Brinksma, pelo Prof. José Alfredo Arêas (FSP-USP) a oportunidade de participação da Universidade de Twente no IBE – Institute for Studies Brazil Europe, composto por diversas universidades brasileiras e europeias. O objetivo principal do instituto é promover o desenvolvimento do ensino e pesquisa em áreas nas quais as instituições europeias podem contribuir para a o desenvolvimento do Brasil e para a melhoria das políticas públicas dos países participantes. Algumas áreas citadas foram envelhecimento e bem-estar, tecnologias de informação e comunicação, energia e sustentabilidade. O projeto, em processo de aprovação pela FAPESP, caracteriza-se pela colaboração via internet, com algumas reuniões presenciais e a publicação de artigos em uma revista própria.