UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Uppsala Universitet e USP reúnem-se para traçar novos objetivos de cooperação

No dia 18 de outubro de 2012, os assessores da VRERI, Prof.Cláudio Possani e Prof.Antônio Carlos Vieira Coelho, receberam Oskar Pettersson e Sarah Havrén Schütz da Uppsala Universitet. Com o objetivo de melhorar as relações entre Suécia e Brasil pelo intercâmbio universitário, os professores discutiram alternativas ao programa Ciência sem Fronteiras. Considerando que tanto na USP quanto na Uppsala as aulas dos programas de graduação são ministradas prioritariamente na língua nativa (português e sueco respectivamente), o foco dos esforços para a cooperação seria em programas de pós-graduação e potenciais projetos de pesquisa com trabalho em laboratório. A universidade oferece algumas disciplinas em inglês, que podem ser consultadas no link – http://www.uu.se/en/education/exchange/incoming/courses/list.

Segundo Oskar Pettersson, “a Uppsala tem tradição em pesquisa e possui um acervo de livros e peças de importância histórica notável. Nesse acervo se encontra um livro escrito por Copernico em pessoa, com autenticidade comprovada por um teste de DNA feito com um fio de cabelo encontrado no livro e o perfil genético dos descendentes do matemático”. Figurando entre as três melhores universidades da Suécia, Uppsala é muito importante para a USP no contexto europeu. A relação é recíproca e, a partir dessa reunião, pesquisadores entrarão em contato com seus colegas estrangeiros de mesma área para firmar parcerias mais próximas e dirigidas.