UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Reitor da USP recebe Mie University para assinatura de Acordo de Cooperação

No dia 19 de agosto de 2013, a Reitoria da USP recebeu a visita da Mie University (Japão), em delegação composta por cerca de 20 pessoas, entre elas seu Reitor, Atsumasa Uchida, dirigentes, professores e alunos, além de representantes do Governo da Província de Mie, como o governador Eikei Suzuki. O governador lembrou que, em 2013, completou-se “40 anos da existência de um acordo de irmandade entre o Estado de São Paulo e a Província de Mie no Japão”, impulsionado pela notável presença japonesa no território paulista. Na USP tal presença também é marcante: há muitos descendentes nos quadros da nossa universidade, entre professores, alunos e funcionários.

A Mie University já possuía um acordo de cooperação acadêmica com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) desde 2011, o qual previa envio e recebimento de alunos de graduação. Nesta visita, porém, o passo dado rumo à mútua cooperação entre as duas universidades foi maior: a nova parceria prevê o desenvolvimento de ações promotoras de intercâmbio entre seus docentes e pesquisadores. Assinaram-se também acordos entre o maior banco de Mie e o Banco do Brasil e entre os governos do Estado de São Paulo e da Província de Mie para incentivar a educação.

“Esta junção entre governo e universidade contribui ainda mais para o sucesso deste acordo. A assinatura deste documento é muito mais que uma carta de intenção. Assim como o Estado de São Paulo tem parceria antiga com a Província de Mie, que a USP e Mie possam estabelecer parcerias na área da educação”, afirmou o Reitor João Grandino Rodas.

Com informações e foto da Assessoria de Imprensa – USP: http://www.usp.br/imprensa/?p=33058