UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP e Aichi University assinam Acordo de Cooperação

No dia 14 de janeiro de 2013, representantes da Universidade de São Paulo e da Aichi University of Education estiveram reunidos no Salão de Atos da Reitoria para cerimônia de assinatura de um Acordo de Cooperação entre as universidades. A delegação japonesa foi composta pelo presidente da AUE, Dr. Masahisa Matsuda, o diretor do Centro de Intercâmbio Internacional, Dr. Hidetoshi Miyakawa, e a Dra. Kimiko Nii, professora de língua estrangeira e membro do Centro de Centro de Relações Internacionais da AUE. Estiveram presentes também a Sra. Lumi Toyoda o Sr. Antenor Ito, respectivamente vice-presidente e membro da Associação Aichi do Brasil.

Representando a USP, o encontro contou com a presença do Reitor, Prof. João Grandino Rodas, o Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais, Prof. Adnei Melges de Andrade, o diretor da FFLCH, Prof. Sérgio Adorno, o diretor do IP, Prof. Gerson Yukio Tomanari, e os professores Tizuko Mochida Kishimoto, da FE, e Sedi Hirano e Laura Izarra, da FFLCH.

Além da assinatura do acordo, houve uma reunião para negociação de intercâmbio de professores, alunos e funcionários, especialmente nas áreas de Língua, Literatura e Ciências Sociais. De acordo com o Reitor, o relacionamento com o Japão é um dos mais importantes para o Brasil, uma vez que o país asiático é referência em ciência e inovação tecnológica e na eliminação do analfabetismo.