UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP e Boeing Brasil anunciam parceria visando Copa e Olimpíadas

A USP recebeu no dia 4 de janeiro de 2013, o vice-presidente da Boeing, Al Bryant, acompanhado do Diretor e Coordenador de Pesquisa da Boeing, Antonini Puppin-Macedo, para a assinatura de um novo convênio de pesquisa. Presidiram a reunião os professores Adnei Melges de Andrade, vice-reitor de Relações Internacionais, e Marcelo Knorich Zuffo, responsável pela aliança com a Boeing. Estavam presentes também os professores Fernando Martini Catalano, da Escola de Engenharia de São Carlos, Sergio Takeo Kofuji e Roseli de Deus Lopes, ambos da Escola Politécnica.

A pesquisa a ser desenvolvida tem como tema a dinâmica de multidões. Através de novas formas de coleta de informações em tempo real sobre os indivíduos e simulações cada vez mais computadorizadas, o objetivo é desenvolver um melhor design de serviços, equipamentos e espaços sujeitos a acidentes com um grande número de pessoas. Além de situações limítrofes, também será parte da pesquisa a diminuição do tempo de entrada, acomodação e saída das pessoas. O fator humano, a tecnologia de ponta e o desdobramento da pesquisa em resultados práticos foram os eixos da conversa que aconteceu antes da assinatura do convênio. Com a perspectiva de um resultado útil na Copa das Confederações e nas Olimpíadas, a expectativa é de resultados dentro de 18 meses.

Leia matéria completa da Agência USP de Notícias.