UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP e Instituto Politécnico de Leiria estreitam laços de cooperação

No dia 11 de março de 2013, a Universidade de São Paulo, representada pelo assessor de apoio à cooperação, Antônio Carlos Vieira Coelho, e pela funcionária da área de Mobilidade, Patrícia Lima, recebeu o vice-presidente para a Internacionalização do Instituto Politécnico de Leira (Portugal), José Manuel Silva, e Dina Amaro, responsável por Mobilidade, em reunião que discutiu possibilidades de parceria entre as duas instituições.

O encontro tratou das opções existentes para a validação do diploma do Instituto, sendo cogitada a criação de uma parceria para duplo-diploma, na qual os estudantes (portugueses e brasileiros) recebem diplomas de ambas as instituições ao fazer um período da graduação em cada uma das escolas. Tratou-se ainda da validade do mestrado português, que é diferente do brasileiro, não sendo aceito como mestrado convencional.

Reforçou-se ainda a importância de relações institucionais que vão além do envio de estudantes de graduação. A criação de linhas de pesquisa conjuntas e o intercâmbio de docentes são ações destacadas como relevantes para o crescimento de ambas as instituições.

O instituto português demonstrou interesse em triangular relações entre a USP e o continente africano, com a criação de projetos conjuntos. Citou ainda a busca pela ampliação da relação entre os países de língua portuguesa.